Pesquisar e comparar preços também é consumir com consciência e, para isso, a internet vem se consolidando como um dos maiores aliados do consumidor consciente. Segundo uma pesquisa divulgada pela consultoria eCMetrics, na sexta-feira (18/02), 81% dos consumidores brasileiros utilizam a internet para pesquisar e pagar os melhores preços pelos produtos e serviços que querem comprar.
O levantamento, que ouviu 2.440 pessoas, por meio de um questionário online, entre novembro e dezembro de 2010, revelou também que 68% dos consumidores utilizam a internet para pesquisar detalhes e desempenho dos produtos, locais de compra (67%) e lançamentos (64%).
Consumidores querem participar mais das decisões empresariais
Além disso, o estudo reafirmou a tendência de que o internauta brasileiro está disposto a dialogar com as empresas, para ser ouvido nas decisões relacionadas a produtos e serviços que utiliza (42%) e a divulgar suas experiências com os produtos consumidos (21%).
As redes sociais são a ferramenta preferida: 25% dos consumidores criaria um perfil pessoal em comunidades virtuais dedicadas exclusivamente ao debate sobre produtos ou serviços.
Clique aqui para ler o resumo dos resultados da pesquisa.
Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui.