Foto: oficina da Masisa na regional de Curitiba/ Crédito: Julia Rosemberg
O Instituto Akatu promoveu uma oficina de capacitação de multiplicadores da sustentabilidade e consumo consciente para 20 colaboradores da empresa Masisa. O evento foi realizado na regional de Curitiba, nos dias 23 e 24 de julho.
A metodologia utilizada pela equipe do Akatu foi híbrida, com teoria e prática. Após a exposição teórica, os participantes conheceram o Guia de Referência, documento desenvolvido especialmente para a Masisa que explica o objetivo deste projeto de capacitação de multiplicadores e traz um conteúdo aprofundado sobre sustentabilidade, consumo consciente e os negócios da empresa. O guia também traz dicas para saber mais sobre o assunto, com indicações de filmes, livros e sites.
“Com o treinamento, percebi que uma pequena mudança em meus hábitos pode ter um grande impacto para a sustentabilidade. Foi uma experiência enriquecedora", diz Graziela Gomes, do setor de Marca e Inovação da Masisa.
O Teste do Consumidor Consciente (TCC), desenvolvido pelo Instituto Akatu, um instrumento para avaliar o perfil de consciência no consumo, de pessoas e comunidades. O questionário, com 13 questões, classifica a pessoa entre quatro tipos de consumidores: indiferente, iniciante, engajado e consciente. Após a aplicação do teste, houve uma discussão acerta das categorias de consumidores.
No segundo dia de treinamento, a ênfase foi na prática. Os participantes formaram duplas, que se prepararam para fazer apresentações sobre sustentabilidade e consumos consciente. Duplas de multiplicadores serão responsáveis por disseminar o conteúdo para outros funcionários da Masisa, em encontros presenciais mais curtos, de cerca de 1 hora, que terão início em outubro.
Para Yazmin Trejos, Gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Masisa Brasil, a oficina é importante na construção de um sistema de valores comuns, para que a empresa e cada pessoa busque o sucesso com equilíbrio. "O entusiasmo dos meus colegas e futuros multiplicadores no treinamento só reforça minha convicção de que, nas empresas, temos uma enorme oportunidade de influenciar a transformação da nossa sociedade."
Alessandro Coser, da Melamina e Corte Lixado de Montenegro, é colaborador da Masisa e aprovou a oficina. "O curso foi excelente. Posso dizer que saí deste evento com a cabeça mais aberta e consciente!"
Tatiane Pfeiffer Ferreira, da SMS Florestal, é colaboradora da Masisa e percebe que a capacitação reflete uma nova postura de ambas empresas, que desejam alcançar a sustentabilidade por meio do consumo consciente. “O treinamento trouxe uma nova visão do ato de "consumir", que pode ser feito de forma responsável e atentando às suas consequências. Agora que estou capacitada vou multiplicar o conhecimento para colegas de trabalho, vizinhos e familiares."