O conselheiro do Instituto Akatu Sidnei Basile, vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Abril, morreu nesta quarta-feira, 16 de março, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Desde o final de 2010 ele lutava contra um tumor no cérebro. Basile será enterrado amanhã às 12h no Cemitério Getsêmani, em São Paulo.
Com 64 anos, Basile atuava como jornalista havia 43. Além do Akatu, ele também foi conselheiro do WWF-Brasil (World Wildlife Foundation) e do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável). Era também Vice-Presidente do Comitê de Liberdade de Expressão da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP/Iapa).
Advogado formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e sociólogo graduado pelo Departamento de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Sidnei foi diretor-superintendente da unidade de negócios Exame, da Editora Abril. No jornalismo, trabalhou na Folha de S.Paulo e na Gazeta Mercantil. Atuou ainda no Citibank e na Burson Marsteller.
Em nota de pesar encaminhada ao conselho do Akatu, o diretor-presidente do instituto, Helio Mattar, disse: “Não poderia ser maior a tristeza ao informar sobre o falecimento do nosso amigo e conselheiro Sidnei Basile. Com sua inteligência aguda, seu humor elegante, sua sensibilidade tão humana e sua delicadeza nas relações, Sidnei cativou a todos os que conviveram com ele, entre os quais me incluo com alegria por ter tido o privilégio da convivência e com enorme pesar pela perda do amigo.”
Se quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui.