loader image
08.05.17 às 10:51

Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental chega à 6ª edição

Festival oferecerá sessões gratuitas de 1 a 14 de junho em São Paulo e vai abordar os temas Trabalho, Alimentação e Gastronomia

Cena do filme “Eis os delírios do mundo conectado” – Crédito: Divulgação

A 6º edição da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental será realizada de 1 a 14 de julho em São Paulo. O festival irá exibir produções audiovisuais de diversos países voltadas para temas socioambientais, focadas principalmente em três eixos temáticos: Trabalho, Alimentação e Gastronomia.

Neste ano, será homenageado o cineasta Vincent Carelli, antropólogo, indigenista e premiado documentarista. Seus longas-metragens recentes (os elogiados “Corumbiara” e “Martírio”) serão incluídos na programação, além do projeto Vídeo nas Aldeias, de 1980.

O festival também trará uma retrospectiva histórica focalizando a Amazônia no imaginário cinematográfico brasileiro, com exibição de obras premiadas do período de 1974 a 1991, realizadas por Hector Babenco, Carlos Diegues, Zelito Vianna, Gustavo Dahl, Hermano Penna e André Luiz Oliveira.

A Mostra Contemporânea Internacional, voltada a produções recentes selecionadas nos principais festivais de cinema do planeta, é organizada em sete eixos temáticos: alimentação e gastronomia; cidades; contaminação; economia; mudanças climáticas; povos & lugares; e trabalho. Cada eixo é tema de um debate com a participação de especialistas renomados que oferecem análises sobre os principais filmes.

Da Competição Latino-Americana participarão 32 produções representando sete países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, México e Uruguai. Em foram recebidas 374 inscrições desta região, com aumento de 66% em relação ao ano anterior, segundo os organizadores.

A mostra também inclui a segunda edição do Concurso Curta, que premia filmes de estudantes universitários e de escolas técnicas de audiovisual. Os melhores trabalhos serão exibidos no Circuito Universitário e na Mostra Escola Ecofalante.

Todas as sessões são gratuitas, realizadas nos seguintes cinemas: Cine Reserva Cultural, Cine Caixa Belas Artes, Livraria Cultura Bourbon Shopping, Fábricas de Cultura e no Circuito SPCine: Centro Cultural São Paulo, Cine Olido, Centro Cultural Cidade Tiradentes, Biblioteca Roberto Santos e unidades dos CEUs (Centro Educacional Unificado). A Mostra é uma realização da ONG Ecofalante, do Ministério da Cultura, do Governo Federal e da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também
Desperdício? Tô fora!

Desperdício? Tô fora!

Nosso jeito de consumir causa impactos para nós, para toda a sociedade e para o meio ambiente. Por...