A campanha global Passaporte Verde, que incentiva empresários e viajantes a ter práticas mais sustentáveis e reduzir impactos sobre o meio ambiente, ganhou uma nova edição para a Copa do Mundo.
Com o slogan “Eu cuido do meu destino”, a edição 2014 reúne 60 roteiros sustentáveis nas doze cidades-sede do Mundial no seu site e em um aplicativo para smartphone. A plataforma permite ao turista engajado comentar e compartilhar suas experiências com outras pessoas.
O objetivo da campanha é sensibilizar o turista quanto ao seu potencial de contribuir com o desenvolvimento sustentável local, por meio de escolhas responsáveis no seu período de férias e lazer.
Lançado em 2008, o Passaporte Verde é fruto de uma parceria do Programa de Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), os Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo do Brasil e o Ministério Francês do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
A campanha deste ano envolve também empresários do turismo nacional. São parceiros nessa campanha a Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa), a Associação de Hotéis Roteiros de Charme e a Fundação Amazonas Sustentável (FAS). O setor organizou Jornadas de Sustentabilidade, workshops de engajamento em práticas de ecoeficiência para hotéis, bares e restaurantes realizados em cinco cidades-sede – Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Estabelecimentos comprometidos com boas práticas de produção e serviços podem se inscrever no Compromisso Passaporte Verde. Assim, serão incluídos na ferramenta online que listará os estabelecimentos sustentáveis no site ou no aplicativo para smartphones.