Os trotes realizados este ano com os calouros foram diferentes em algumas faculdades de São Paulo. Ontem, universitários da Ibmec, do Instituto Mackenzie, da Faculdade Getúlio Vargas (FGV) e das Faculdades de Economia e Engenharia de Alimentos da Universidade de Campinas (Unicamp) fizeram o Pedágio Consciente. Em parceria com o Instituto Akatu Pelo Consumo Consciente, os alunos distribuíram sacolinhas de lixo para o carro e folhetos sobre os impactos do lixo no meio ambiente.
Na recepção, os calouros da Ibmec passaram por um trote social. Eles tiveram o cabelo cortado e o rosto pintado por cerca de 300 crianças do Centro Integrado de Promoção Social (CIPS). Os meninos e meninas da instituição ganharam dos universitários cerca de 100 kits de material escolar e livros.
Além disso, os “bichos” fizeram o papel de garçom, servindo lanche para as crianças. Ainda foram arrecadados nos semáforos cerca de R$ 850, usados na contratação de uma consultoria que dará assistência para o CIPS.
Segundo o presidente do Diretório Acadêmico da Ibmec, Plinio Aguiar Ribeiro os novos alunos também se divertiram. Eles ganharam uma festa em um bar de São Paulo e um churrasco. “A ação social é importante, mas a confraternização entre os calouros também é “, diz Plinio. A caloura de administração Ana Claudia Reis gostou de participar do trote social. “Essa é uma fase boa pela qual as pessoas passam e tem de aproveitar.”
Foi a primeira vez que o Instituto Mackenzie realizou uma ação social no trote. Apesar de as aulas já terem começado há duas semanas, os alunos dos 18 cursos foram divididos em grupos que realizarão em dias diferentes o Pedágio Consciente. “O aluno de primeiro ano é ‘bicho’ o ano inteiro, então tem de fazer a ação social o ano inteiro”, diz Luciana Teixeira Silva, presidente do Diretório Acadêmico de Economia, Contábeis, Comércio Exterior e Administração – cursos que participaram ontem do projeto. Luciana diz que no segundo semestre a ação deve ser mais organizada “para tentar extinguir a arrecadação de dinheiro para a bebedeira”.
Alunos da Pontifícia Universidade Católica (PUC), também fizeram o Trote Solidário, mas grande parte dos calouros comemorou a entrada na faculdade arrecadando dinheiro nos semáforos e bebendo.
A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), teve problemas com os horários de aula, mas fez parte do Pedágio Solidário.
Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui