Impulse 2 no Cairo, Egito. Crédito: divulgação
Comentário Akatu: Gradualmente, as energias fósseis estão sendo substituídas pelas renováveis, como mostra a reportagem abaixo sobre o avião movido a energia solar. Para essa transição, e depois dela, é cada vez mais importante o papel do consumidor. Consumir energia de forma consciente é optar por fontes mais sustentáveis já existentes, demandar do mercado soluções de qualidade e em quantidade adequadas e prestigiar políticas públicas que facilitem a viabilidade de aplicação dessas alternativas em larga escala.
O Solar Impulse 2, avião totalmente movido a energia solar, completou no dia 26 de julho sua primeira volta ao mundo. A missão, que teve início em março de 2015, foi concluída com sucesso e cumprindo o seu principal objetivo: não gastar uma gota sequer de combustíveis fósseis.
Durante um ano e quatro meses os pilotos Bertrand Piccard e André Borschberg se revezaram no comando da aeronave solar. Foram dezessete voos, que somaram 23 dias no céu, passando por mais de 43 mil quilômetros e quebrando 19 recordes mundiais.
Solar Impulse 2, avião movido à energia solar sobrevoando Abu Dhabi, nos
Emirados Árabes Unidos. Crédito: divulgação
No dia nove de março de 2015 o avião decolou pela primeira vez, saindo de Abu Dhabi para conquistar o mundo. Durante a expedição, a equipe fez questão de espalhar a consciência ambiental e a educação, além de provar que existem alternativas sustentáveis e viáveis para reduzir os impactos da aviação.
Impulse 2 em Nova York, Estados Unidos. Crédito: divulgação
O fato de ter sido bem-sucedida não significa que a missão não teve contratempos. Em uma das viagens o avião precisou ficar parado por meses devido a um problema na bateria. Mas, isso não foi suficiente para minar a confiança e a expectativa dos pilotos e da equipe do Solar Impulse.
Impulse 2 no Havaí. Crédito: divulgação
Após desembarcas do último voo, de volta a Abu Dhabi, o piloto Bertrand Piccard comentou a missão e falou das expectativas para o futuro. “Este não é apenas o primeiro da história da aviação, é, antes de tudo, o primeiro da história da energia. Tenho certeza de que dentro de dez anos nós vamos ver aviões elétricos que transportam 50 passageiros em voos curtos e médios. Mas, isso não é o bastante. As mesmas tecnologias limpas usadas no Solar Impulse poderiam ser implementadas em várias áreas da nossa vida diária para reduzir pela metade as emissões de CO2. O Solar Impulse é apenas o começo, agora iremos mais longe.”
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