O Senac Jabaquara, em São Paulo, aderiu à campanha #águapedeágua do Instituto Akatu. Algumas intervenções foram instaladas nas dependências da unidade, próximos aos bebedouros e no jardim de entrada. A ideia foi, a partir das instalações, conscientizar alunos e funcionários sobre o consumo consciente da água.
A exposição serviu de inspiração para que a equipe do Senac fizesse também uma ação sobre consumo consciente da água. Luciana Calejon, coordenadora da área de meio ambiente da unidade, realizou uma pesquisa com 80 pessoas, entre alunos e funcionários, sobre hábitos de consumo de água, entre os dias 5 e 7 de novembro. “A pesquisa revelou que 78% das pessoas adotaram mudança de algum tipo de hábito para redução do consumo de água, após a divulgação, na mídia, sobre a estiagem em São Paulo”, afirma a coordenadora. Entre eles estão: escovar os dentes com a torneira fechada (95%), tomar banhos rápidos (69%), reutilizar a água na residência (78%) e verificar a existência de vazamentos em casa (58%).
“Depois da aplicação do questionário, nós mostramos aos entrevistados de qual reservatório vem a água que eles consomem em suas casas e qual é a disponibilidade e o estado de degradação ambiental desses locais, por meio do site do Instituto Socioambiental (ISA). Isso foi uma ferramenta de grande valia para conscientizar as pessoas sobre o problema da crise hídrica”, conta Luciana.
Houve também uma ação especifica para a equipe de limpeza do Senac. Além da pesquisa, foi realizado um bate-papo sobre o consumo consciente de água. E, a partir dai, foi organizada uma lista de estratégias para a redução do consumo. A equipe se comprometeu, por exemplo, a não lavar mais a entrada, a calçada e as janelas da unidade.
“A exposição do Instituto Akatu e nossas atividades de conscientização certamente abriram possibilidades para as pessoas pensarem em outras possíveis ações e contribuírem ainda mais para a redução do consumo de água”, conclui Luciana.
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