O segundo capítulo do material didático “A árvore do consumo consciente” foi publicado na edição de setembro da revista Nova Escola, da editora Abril, que já está nas bancas. O material foi produzido pelo Instituto Akatu em parceria com a Fundação Itaú Social, com a finalidade de ajudar os educadores a trabalharem o tema do consumo consciente em sala de aula. A revista Nova Escola alcança cerca de 1,5 milhão de leitores e tem circulação de 640 mil exemplares.
Entre os meses de agosto e novembro deste ano, serão publicados quatro capítulos da cartilha, do total de oito. Também faz parte do kit “A árvore do consumidor consciente” o pôster de uma castanheira, que possibilita ao educador ilustrar a idéia do ciclo da árvore para seus alunos, como analogia para o ciclo da vida.
Neste segundo número, o texto de apoio descreve uma floresta e comenta as relações entre as diversas espécies que nela co-habitam. Assim, os alunos entendem de forma fácil a importância do respeito à diversidade e aprendem a valorizar a vida em comunidade e as ações coletivas e colaborativas. “De fato, a atitude individual de cada consumidor consciente, embora tenha valor, não tem como chegar aos mesmos resultados que alcança quando é multiplicada e compartilhada. Por isso, uma das primeiras ações do consumidor consciente é sensibilizar amigos e parentes para o tema”, diz um trecho. O texto também traz exemplos do dia-a-dia, próximos dos alunos, de como algumas medidas se viabilizam com mais tranqüilidade quando são tomadas em conjunto.
A cartilha didática “A árvore do consumo consciente”, lançada originalmente em 2005, é dividida em oito capítulos que ajudam educadores e alunos a refletirem sobre algumas questões abrangidas pelo consumo consciente. As analogias permitem que os alunos compreendam a interdependência existente entre os seres vivos e os recursos naturais.
Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui