A Natura lançou uma plataforma online de colaboração social chamada Movimento Natura. O objetivo da nova ferramenta é identificar e promover projetos socioambientais relevantes e contribuir para que eles cresçam e sejam levados a diante por meio da conexão com voluntários que ajudarão doando seu tempo, habilidades e conhecimentos.
Segundo o Instituto Datafolha, apenas 11% dos brasileiros realizam alguma atividade voluntária. O motivo mais alegado é “falta de tempo” (40%), enquanto um percentual considerável das pessoas alega que “nunca foi convidada a ajudar” (29%), “nunca pensou nessa possibilidade” (18%) ou “não sabe onde obter informações a respeito” (12%).
O site já conta com 79 iniciativas inscritas, incluindo ações promovidas pela própria Natura, que atendem aos seguintes critérios: já estão em desenvolvimento, trazem impacto social e/ou ambiental coletivo e casam com as habilidades da rede.
O projeto Rapunzel Solidária, por exemplo, é uma iniciativa que arrecada doações de cabelo por todo Brasil para a fabricação de perucas e distribui para pacientes com câncer. A iniciativa recebe cerca de 500 doações de cabelo por mês e já doou mais de 100 perucas, o equivalente a 300 mil reais. Por meio do Movimento Natura, se conectou a novos voluntários, inclusive salões de cabelereiros que receberam o selo “salão amigo” por ajudarem com essa grande causa.
Se o voluntário não achar nenhum que seja compatível com seus interesses ou habilidades, basta inscrever-se para receber as novidades e atualizações da plataforma por e-mail.