loader image
15.03.21 às 7:03

Nova série didática do Edukatu aborda o consumo consciente de plástico

Do Plástico ao Plástico apresenta conteúdos educativos, para professores e estudantes do Ensino Fundamental, sobre a importância de reduzir a geração de resíduos

Um futuro mais consciente passa pela sensibilização e pela mobilização de crianças e jovens. E é pensando na próxima geração de consumidores que o Akatu lança uma nova série de conteúdos didáticos no Edukatu focada no consumo consciente do plástico, com apoio da Braskem.  “Do Plástico ao Plástico” está disponível como um novo percurso no Edukatu, plataforma online e gratuita de aprendizagem sobre consumo consciente e sustentabilidade, com o objetivo de auxiliar professores e mobilizar alunos do Ensino Fundamental. 

O conteúdo didático reúne infográficos, animações, vídeos e uma série de atividades pedagógicas para sensibilizar alunos e professores a reduzirem a geração de resíduos plásticos. O material inclui vídeos e infográficos que trazem um novo olhar sobre o plástico, apresentando os impactos do consumo e informações que permitem escolhas mais conscientes e sustentáveis. Tudo isso de forma lúdica e que possibilita que os professores adaptem o conteúdo para as diferentes realidades em sala de aula.

“Do Plástico ao Plástico” aborda conceitos como economia circular, ciclo de vida do plástico, destinação adequada de resíduos, reciclagem, plástico de origem renovável e plástico biodegradável. O circuito pedagógico traz informações atualizadas sobre os impactos do consumo de plástico no Brasil e no mundo, e sugere diversos exercícios que vão da apresentação de conceitos até atividades de mobilização da comunidade escolar.

“Ao mesmo tempo em que o plástico trouxe inovações importantes para todos nós, seu uso intensivo, associado ao descarte inadequado, gera uma grande quantidade de resíduos e causa impactos ambientais negativos”, destaca Denise Conselheiro, gerente de Educação do Akatu. “Portanto, é essencial incentivarmos a adoção de hábitos mais sustentáveis, como consumir apenas o necessário, reutilizar embalagens e promover a destinação adequada dos resíduos plásticos gerados.”

Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem, Jorge Soto acredita que a educação é o melhor caminho para capacitar a sociedade sobre o uso adequado e o consumo consciente do plástico. “Por meio dessa nova trilha de aprendizagem, será possível conscientizar os estudantes sobre a importância do plástico e todas as suas possibilidades, desde a produção até o descarte e futuro retorno para o ciclo de vida”, valoriza Soto.

Com os percursos do Edukatu, professores de todo Brasil têm acesso a informações, dicas e materiais de apoio para promover atividades escolares dentro ou fora da sala de aula. O objetivo é envolver estudantes com temas relacionados à sustentabilidade e ao consumo consciente nas práticas do dia a dia, para que eles sigam o caminho de protagonistas nas mudanças que querem ver no mundo. Em sete anos de existência, a plataforma educativa gratuita do Akatu, apoiada pela Braskem, já soma mais de 350 mil pessoas impactadas, sendo mais de 130 mil alunos, 13 mil professores e 5,7 mil escolas cadastradas.

O percurso Do Plástico ao Plástico está disponível em www.edukatu.org.br. Acesse e confira!

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também