O jornal O Globo de 25/12 fez uma matéria para falar sobre os direitos do consumidor quando um serviço ou produto é comprado por meio de sites ou aplicativos da chamada economia compartilhada, como Airbnb e Blablacar. Serviços assim têm como características principais facilitar a vida do usuário, mas o que fazer quando o serviço não é prestado corretamente?
A reportagem diz que a primeira ação que o consumidor pode fazer é entrar em contato diretamente com a empresa. Se não tiver sucesso na reclamação, os especialistas recomendam os Procons e a Justiça.
Na economia compartilhada, as avaliações e comentários deixados pelos consumidores ajudam a regular o sistema. Então, é fundamental que o consumidor preste bastante atenção a isso. Helio Mattar, diretor presidente do Instituto Akatu, acredita que a economia compartilhada é uma tendência e deve crescer ainda mais. Em geral, o serviço apresenta menor preço e pode, inclusive, oferecer um maior contato com a família e ter mais experiências que em uma viagem tradicional.
Para ler a reportagem na íntegra, acesse o link: