Parceiros do Instituto Akatu ganharam o prêmio RH Cidadão, uma iniciativa da Gestão & RH Editora. O prêmio é oferecido às dez melhores empresas em cidadania corporativa, segundo a avaliação da editora. As empresas vencedoras foram selecionadas dentre as citadas na pesquisa “As 100 Melhores Empresas em Cidadania Corporativa”, também realizada pela editora. Dentre os premiados, estão a Nestlé, parceira pioneira do Akatu, e o Grupo Pão de Açúcar, parceiro estratégico do Instituto. Associados beneméritos como a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) e a Natura também foram incluídos na lista dos dez melhores.
A seleção das “100 melhores” baseia-se em levantamentos estatísticos da atuação das companhias em práticas de Responsabilidade Social Empresarial (RSE), análise dos balanços sociais e informações colhidas junto a instituições como o Instituto Ethos (apoiador institucional do Akatu), Bovespa, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e revista Exame, além do próprio Instituto Akatu por meio das informações constantes da Escala Akatu de Responsabilidade Social Empresarial. A partir dessa base, a atuação dos gestores e colaboradores em responsabilidade social empresarial dessas empresas é avaliada por meio de um questionário.
O Prêmio RH Cidadão é oferecido desde 2004 e é representado pela estatueta “Abraçando o Mundo”. O tema deste ano foi “Um novo olhar sobre diversidade e a inclusão de portadores de deficiência nas organizações”.
Na pesquisa “As 100 Melhores Empresas em Cidadania Corporativa” figuram também outros parceiros e associados do Akatu como Grupo Arcelor, Banco Itaú, Banco Real e Unibanco, Gerdau, Microsoft, Philips, Rede Globo e Wal-Mart.
Premiações como essa contribuem para fortalecer a cultura da RSE no País e dar visibilidade às empresas que mantêm, como parte de sua estratégia de negócios, a preocupação social e ambiental.
Ao avaliar os impactos de suas compras, o consumidor consciente procura também se informar sobre as características de responsabilidade social e ambiental da empresa que produz ou distribui aquele produto. Dessa forma, ela dá um voto de apoio às melhores empresas, que se sentem estimuladas a manter seu comportamento, ao mesmo tempo que incentiva outras a fazerem o mesmo.
Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.