loader image
04.03.15 às 0:00

Presidente do Akatu propõe medidas de consumo sustentável em palestra promovida pela Costa Brava

                        Foto: palestra de Helio Mattar, diretor-presidente do Akatu, promovida pela Costa Brava   Estima-se que se cada morador de todos os prédios brasileiros (aproximadamente 17% da população do País) diminuísse o tempo de duração do banho para cinco minutos, seria economizado o equivalente ao volume de água de 650 piscinas olímpicas todos os dias.   Esse e outros dados foram expostos pelo diretor-presidente do Instituto Akatu Helio Mattar em palestra promovida na última quarta-feira (4/3) pela Costa Brava Turismo, em parceria com o Sheraton São Paulo WTC Hotel, WTC Events Center e R1 Soluções Audiovisuais.   A conferência, que reuniu cerca de 80 pessoas, entre empresários, executivos e clientes da Costa Brava, abordou a crise hídrica como representação do modelo insustentável de produção e consumo. Atualmente o mundo consome 50% mais recursos naturais renováveis do que a Terra é capaz de regenerar, ao mesmo tempo em que 16% da humanidade – ou seja, 1,1 dos sete bilhões de pessoas – é responsável por 78% de todo o consumo. “Já o consumo consciente é aquele que reduz os impactos negativos e aumenta os impactos positivos para o meio ambiente, […]
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: palestra de Helio Mattar, diretor-presidente do Akatu, promovida pela Costa Brava

 

Estima-se que se cada morador de todos os prédios brasileiros (aproximadamente 17% da população do País) diminuísse o tempo de duração do banho para cinco minutos, seria economizado o equivalente ao volume de água de 650 piscinas olímpicas todos os dias.

 

Esse e outros dados foram expostos pelo diretor-presidente do Instituto Akatu Helio Mattar em palestra promovida na última quarta-feira (4/3) pela Costa Brava Turismo, em parceria com o Sheraton São Paulo WTC Hotel, WTC Events Center e R1 Soluções Audiovisuais.

 

A conferência, que reuniu cerca de 80 pessoas, entre empresários, executivos e clientes da Costa Brava, abordou a crise hídrica como representação do modelo insustentável de produção e consumo. Atualmente o mundo consome 50% mais recursos naturais renováveis do que a Terra é capaz de regenerar, ao mesmo tempo em que 16% da humanidade – ou seja, 1,1 dos sete bilhões de pessoas – é responsável por 78% de todo o consumo. “Já o consumo consciente é aquele que reduz os impactos negativos e aumenta os impactos positivos para o meio ambiente, a sociedade, a economia e os indivíduos, colaborando para a sustentabilidade da vida no planeta”, diz Helio Mattar.

"A Costa Brava apoia esse evento porque acredita na importância da conscientização e da busca por novos modelos que agreguem melhor planejamento e gestão sustentável da água", afirma Mauro Schwartzmann, presidente da Costa Brava Turismo. Na agência são aplicadas medidas de consumo inteligente, como controle dos processos em viagens corporativas, com o objetivo de gerar economia para os clientes e causar menor impacto ao planeta.

 

Como resultado da implantação de uma cultura de sustentabilidade, auxiliada pelo Instituto Akatu, a Costa Brava Turismo pratica ações como: coleta seletiva; reutilização de papel; substituição de copos descartáveis por canecas; incentivo a carona solidária; home office para colaboradores selecionados; envio de relatórios e faturas por e-mail; utilização de produtos eletrônicos com o Selo Procel; preferência pela compra de produtos regionais; manutenção preventiva de vazamentos e das instalações elétricas; captação e aproveitamento da água da chuva para limpeza de pisos, ambientes externos e jardim; uso de lâmpadas fluorescentes; e compensação de carbono em grandes eventos.

 

Já o WTC Events Center, local do evento, conta com um sistema de reuso de água pelo qual 100% da água utilizada é tratada e 4,5 milhões de litros são recuperados todos os meses. Além disso, o projeto arquitetônico do empreendimento promove a reutilização da água na cobertura de vidro, o que ameniza o calor e minimiza o gasto de energia do ar-condicionado.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também