loader image
19.12.23 às 16:00

Projeto Cuide São Paulo mobiliza população da Zona Norte de São Paulo

Akatu e Instituto Claret levaram temas como consumo consciente e gestão de resíduos para comunidades vulneráveis

O Projeto Cuide São Paulo, iniciativa do Instituto Akatu realizada em parceria com o Instituto Claret, foi concluído em dezembro, tendo beneficiado diretamente mais de 300 pessoas e alcançado mais de 5 mil moradores de forma indireta. As ações do projeto tiveram foco nas regiões de Perus, Brasilândia e Pirituba, na Zona Norte de São Paulo, área de atuação do Instituto Claret. 

Durante quatro meses, a iniciativa promoveu atividades e ações de sensibilização e mobilização em temas como consumo consciente, gestão de resíduos e economia circular. Em uma primeira etapa, em setembro, três encontros presenciais capacitaram 24 profissionais do Instituto Claret como multiplicadores do projeto, incluindo a cocriação de um plano de ação para conscientizar os públicos atendidos nas unidades participantes sobre os temas trabalhados. 

Na segunda etapa, que aconteceu de outubro a dezembro, o grupo de multiplicadores realizou oito atividades de sensibilização e mobilização para o consumo consciente e a gestão adequada de resíduos, trabalhando com pessoas em situação de vulnerabilidade atendidas pelos serviços gerenciados pelo Instituto Claret. Entre as atividades foram realizadas oficinas de aproveitamento integral de alimentos, de produção de sabão com óleo usado e de confecção de brinquedos com materiais reutilizáveis, além de encontros sobre redução de desperdícios, separação de resíduos e tempo de decomposição de materiais descartados no dia a dia.

“Concluímos o projeto Cuide São Paulo com o objetivo alcançado de mobilizar a população de comunidades vulneráveis para o consumo consciente e uma melhor gestão dos resíduos, conectando essas temáticas à economia circular. As ações e conteúdos trabalhados promoveram novas percepções e práticas mais sustentáveis, que vêm sendo implementadas por moradores e pelas equipes dos serviços participantes. A parceria com o Instituto Claret foi muito importante para o sucesso da iniciativa, que tem tudo para gerar novos frutos em 2024”, valoriza Fernando Martins, coordenador de projetos do Instituto Akatu. 

Maria Cleide, gerente de serviços do SASF, projeto social do Instituto Claret em Perus, conta que a parceria entre as instituições foi fundamental para o processo formativo da sua equipe. “No primeiro momento, fizemos atividades de sensibilização, de reflexão, que nos provocaram a pensar sobre a nossa forma de consumo. E, num outro momento, pensar como lidamos com os produtos e embalagem no pós-consumo, levando ações de mobilização para as famílias”, destaca.

“Nós temos um grupo de famílias que trabalham com reciclagem, então essa mobilização e as orientações sobre gestão de resíduos foram super importantes. Primeiro para a conscientização, para as pessoas separarem os resíduos de forma adequada. Mas também para quem está fazendo a coleta ter conhecimento da importância do seu trabalho para a sociedade e para o meio ambiente.” 

Quer saber mais sobre gestão de resíduos? Acesse o nosso guia Primeiros Passos: Resíduos.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também