loader image
18.02.22 às 16:37

Projeto Reuse promove a reciclagem de 3,5 mil sofás e colchões

Iniciativa em Hortolândia (SP) destinou cerca de 84 toneladas de materiais para a reciclagem
Projeto Reuse

O descarte inadequado de colchões e sofás pode sobrecarregar aterros sanitários e causar impactos negativos para o meio ambiente, para a economia e para todos nós. Foi com o objetivo de estimular o descarte correto desses itens que foi criado o projeto Reuse, iniciativa implementada pelo Akatu, em parceria com a Prefeitura de Hortolândia (SP), a divisão de poliuretanos da multinacional Dow e a Ortobom.

Em sua primeira fase, ao longo de 2021, o projeto recolheu e encaminhou para a reciclagem mais de 3,5 mil itens, principalmente sofás e colchões, representando cerca de 84 toneladas de materiais que deixaram de ser depositados em aterros da região. Além disso, foram realizadas ações educacionais em cerca de 30 escolas da rede de ensino municipal para a sensibilização e a mobilização de alunos e comunidades para o descarte correto desses materiais. 

“A gestão de resíduos é um tema urgente e o Projeto Reuse traz ações de sensibilização e mobilização dos consumidores e também a participação do poder público, com a revitalização da coleta seletiva e infraestrutura necessária para o descarte e o recebimento adequados dos materiais”, explica Denise Conselheiro, gerente de educação do Akatu. “Nossa expectativa é que essa experiência identifique e sistematize soluções para serem replicadas em outras localidades.”

As próximas etapas contemplam a adequação de Pontos de Entrega Voluntária de Entulho e Outros Materiais Recicláveis (PEVs), uma campanha de engajamento direcionada à população para divulgar pontos de coleta seletiva e um serviço gratuito para a retirada de sofás e colchões em domicílio.

Projeto Reuse

+3,5 mil colchões e sofás recolhidos e tratados

84 toneladas de materiais reaproveitados

31 escolas participantes

+1,2 mil alunos e professores sensibilizados

 

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também