loader image
quem somos
 
Lucio Vicente

Lucio Vicente

Lucio Vicente
Lucio Vicente
Diretor Geral
Formado em Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi, com pós-graduação em Gestão de Marketing (FAAP), especialização em Socionomia (ABPS/FEBRAP) e cursando MBA em Economia e Gestão do Agronegócio pela FGV. Possui experiência na liderança de áreas de marketing, relações com o consumidor, comunicação, relações institucionais, sustentabilidade e ESG, nas empresas Grupo Carrefour, Grupo ABN Amro e Banco Panamericano, além da direção do Instituto Carrefour entre 2019 e 2023. Como liderança setorial foi membro do conselho diretor da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável de 2022/2023 e colíder da Câmara Técnica Social do CEBDS de 2021 a 2023. Coautor do livro “O Encontro com a Sustentabilidade: Contribuições do Psicodrama”.
Loris Ohannes

Loris Ohannes

Loris Ohannes
Gerente Administrativa e Financeira
É administradora com MBA executivo em finanças pelo Insper. As experiências nas áreas de controladoria e finanças de empresas nacionais e internacionais permitiram que contribuísse nos processos financeiros e controles do Akatu, contribuindo, assim, com a transparência do instituto. Hoje, sente-se realizada por utilizar sua experiência para a causa do consumo consciente.
Carlos Nascimento

Carlos Nascimento

Carlos Nascimento
Carlos Nascimento
Coordenador Administrativo e Financeiro
Bacharel em Ciências Contábeis e com especialização na área financeira pela ESPN, tem mais de 20 anos de expertise na área financeira e administrativa, e possui sólida experiência em empresas de grande, médio e pequeno porte, incluindo passagens relevantes pelo terceiro setor. Vê no Akatu a expectativa da mobilização de pessoas e empresas para o consumo consciente, com o objetivo de transformar nossa passagem pela Terra em algo melhor.
Renato Stoiano

Renato Stoiano

Renato Stoiano
Renato Stoiano
Gerente de Comunicação e Marketing
Especialista em marketing institucional, branding, comunicação e ações de impacto positivo e responsabilidade social. Com 18 anos de experiência em projetos de marketing, eventos, patrocínios e comunicação, trabalhando com gestão de pessoas, mensuração de resultados e retorno de investimento (ROI), estratégias para canais digitais e redes sociais e, também, interface com diversas disciplinas e verticais de uma grande empresa. Grande parte dessa experiência aconteceu no Itaú, por quase 10 anos, liderando diversos projetos e experiências da marca com diferentes públicos, incluindo eventos de esporte, cultura e, também, eventos ligados aos negócios do banco e suas diversas atuações. Também tem atuação direta em organizações sociais, liderando a área de marketing e produtos de comunicação da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. Por mais de 2 anos trabalhou diretamente com pautas ESG, além de aprofundar o conhecimento em modelos de mensuração de impacto e mudança de comportamento. Possui uma experiência diversa, incluindo o trabalho no marketing de uma grande empresa, outros trabalhos com grandes marcas em projetos especiais e, também, projetos de ESG e impacto positivo.
Bruno Yamanaka

Bruno Yamanaka

Bruno Yamanaka
Especialista de Conteúdos
Engenheiro ambiental formado pela Unesp e pós-graduando em Meio Ambiente e Sustentabilidade pela FGV. Participou de vários projetos socioambientais e considera que qualquer ação, independente do seu tamanho, é um passo importante em direção a um estilo de vida sustentável. Com breve atuação pelo setor de resíduos, tem grande apreço pela disseminação de conteúdo voltado à sensibilização do consumidor, para que o consumo consciente esteja cada vez mais presente no dia a dia das pessoas.
Fernando Martins

Fernando Martins

Fernando Martins
Coordenador de Projetos de Educação
Biólogo formado pela PUC Minas, acredita que todos os caminhos para uma sociedade mais sustentável passam necessariamente por uma educação que valorize as diversidades, o diálogo, a empatia e o desenvolvimento integral dos sujeitos. Após passar por outras organizações e projetos do terceiro setor, entrou no Akatu para integrar a equipe do Edukatu logo após o lançamento da rede de aprendizagem on-line, programa pelo qual mantém um carinho especial pelas oportunidades, realizações e aprendizados proporcionados desde então.
Gabriela D'Amaral

Gabriela D'Amaral

Gabriela D'Amaral
Coordenadora de Projetos de Educação
Gestora ambiental e mestra em gestão de políticas públicas, ambas pela USP, passou a maior parte da carreira no setor público, atuando nas áreas socioambiental, de inovação e inclusão digital. Depois, chegou ao Akatu também crente no poder transformador das pessoas para moldar um mundo mais saudável e sustentável. Seu propósito é a formação de redes colaborativas e construtivas, mostrando para cada pessoa seu potencial como agente da mudança.
Gabriela Malara

Gabriela Malara

Gabriela Malara
Gabriela Malara
Estagiária de Educação e Linguagem Simples
Estagiária de Educação e Linguagem Simples no Edukatu, educomunicadora em formação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), editora e produtora de vídeo. Formada em Multimídia pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), bolsista do Diversidade na ECA-USP, que visa a promoção de discussões a respeito das relações de raça, classe, gênero e outros marcadores sociais para que se fortaleça a cultura de respeito e fortalecimento dos direitos humanos na universidade, membro do Grupo de Pesquisa Educomunicação Latino-americana, que estuda as diferenças entre a Educomunicação praticada no Brasil e em outros países da América Latina e educomunicadora voluntária no Estudos em Escrita Criativa Social (EEC Social), projeto que ensina Escrita Criativa para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica.
Cristiane Anselmo

Cristiane Anselmo

Cristiane Anselmo
Cristiane Anselmo
Gerente de Relações Institucionais e Parcerias
Tem MBA em Marketing, uma formação executiva em ESG pela FIA e certificações em Gestão de Projetos de Impacto pela APMG International e Mensuração de Impacto pelo Insper. Se destaca por sua capacidade de criar e implementar estratégias eficazes que promovem mudanças positivas.

Com 20 anos de atuação relevante no mercado corporativo e nas mais importantes organizações de inovação social do país, como o Instituto Alana, Social Good Brasil e a Diagonal Social; atuou no projeto de impacto global “O Começo da Vida”, na cocriação do Movimento Data For Good no Brasil e como Marketing Strategy Advisor na Connecting Food.

Giovana Zucchermario

Giovana Zucchermario

Giovana Zucchermario

Giovana Zucchermario

Analista de Parcerias e Captação de Recursos
Formada em Engenharia Química pelo IMT, sempre se interessou pela pauta ambiental. Atua desde a faculdade com empreendedorismo social e já participou do planejamento e execução de diversos projetos sociais de forma voluntária. Trabalhava com Inteligência de Mercado e hoje ela vê no Akatu a chance de contribuir com o propósito de trazer um estilo de vida mais sustentável e consciente. Acredita que é com a educação que alcançamos as transformações mais profundas.
Ana Paula Mazzini

Ana Paula Mazzini

Ana Paula Mazzini
Ana Paula Mazzini
Gerente de Sustentabilidade e Educação Corporativa
Master em gestão da sustentabilidade pela FGV-EAESP. Graduada em administração de empresas pelo Mackenzie e em ciências contábeis pela Trevisan. Com atuação em organizações do terceiro setor, instituições financeiras e na indústria, possui carreira como auditora e consultora de negócios nas áreas de sustentabilidade, governança corporativa, compliance e riscos. Sólida experiência na gestão de projetos com foco na integração da sustentabilidade como gestão estratégica. Enxerga no Akatu a possibilidade de mobilizar organizações e pessoas para o consumo consciente e negócios mais sustentáveis.
 
Deliberativo
Helio Mattar

Helio Mattar

Helio Mattar
Helio Mattar
Presidente do Conselho Deliberativo

Engenheiro de produção pela Escola Politécnica da USP e mestre e Ph.D. em engenharia industrial pela Universidade de Stanford, atuou como executivo de empresas nacionais e multinacional, assim como de suas próprias. Foi co-fundador do Instituto Ethos e fundador do Instituto Akatu, entidades que reforçam sua crença de que as empresas têm um papel destacado na construção de uma sociedade melhor e que os consumidores devem usam o poder de seus atos para reconhecer marcas mais sustentáveis e para escolher, usar e descartar produtos com o melhor impacto sobre o meio ambiente e a sociedade.

Cristina Sarian

Cristina Sarian

Cristina Sarian
Cristina Ribeiro Sobral Sarian
Cristina é formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e pós-graduada em Finanças pelo Ibmec. Trabalhou por 20 anos no mercado financeiro com gestão e análise de investimentos, e desde 2016 atua como Conselheira e Consultora de empresas que busquem gerar impacto positivo na sociedade através de Inovação e Sustentabilidade, incorporando os temas ESG à estratégia de negócio. Possui os certificados de Leadership for Sustainability (Cambridge University) e Creating Shared Value (Harvard Business School).

De 2014 a 2021 fez parte do Conselho de Administração da RaiaDrogasil, onde atuou como membro dos Comitês de Estratégia, Finanças, Digital, Pessoas, Sustentabilidade e Negócios de Saúde. Atualmente atua como Consultora de projetos estratégicos de Inovação e Sustentabilidade na empresa e integra os Comitês de Sustentabilidade e de Investimento Social Privado. É Conselheira da Lojas Marisa, onde também lidera os Comitês de Pessoas e Sustentabilidade, de Finanças e de Ética e Compliance. É membro do Conselho da ONG Vaga Lume, do Instituto Akatu e da Editora Mol. Sua formação em governança inclui os cursos: Directors’ Consortium (Stanford University), Governing for Non-profit Excellence (Harvard Business School) e Compensation Committees (Harvard Business School).

Recentemente foi selecionada como mentora do programa Accelerator do Cambridge Institute for Sustainability Leadership, cujo objetivo é ajudar empreendedores a implementar modelos de negócio inovadores direcionados a impacto socioambiental e integrar sustentabilidade ao core de suas operações.

Jose Vicente

Jose Vicente

Jose Vicente
José Vicente Marino
Bacharel (1989) e mestre (2000) em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, com MBA em Varejo pela Universidade de São Paulo (2001), OPM Harvard Business School (2018-2020), atualmente é Presidente do conselho de administração da "Track and Field” e conselheiro e consultor de empresas. Em seu histórico profissional, trabalhou em empresas multinacionais de bens de consumo, como Best Foods e Johnson & Johnson, onde ocupou os cargos de diretor, vice-presidente e presidente. Foi COO global da Natura (2008-2015), responsável por todos os negócios da empresa em todos os países, bem como operações, marketing e inovação. Foi CEO da Flora Higiene e limpeza e da Avon cosméticos no Brasil. Foi vice-presidente da ABA (associação brasileira dos anunciantes – 2011-2015 anos). Como conselheiro atuou como membro do Conselho Superior do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária – 2011-2015), e foi presidente do conselho de administração da Alpargatas S.A (2017). Também é membro do conselho do instituto jatobás (ONG de investimento privado).
Luiz Alexandre Mucerino

Luiz Alexandre Mucerino

Luiz Alexandre Mucerino
Luiz Alexandre Mucerino
Empresário desde 1984, atuou em diversas áreas da construção civil, atualmente na incorporação e construção de empreendimentos próprios. É engenheiro civil pelo Mackenzie, bacharel em direito e MBA ambos pela USP. Participa há mais de 25 anos em diversas organizações não governamentais, sendo membro fundador da Associação dos MBAs da FIA, do Instituto GESC, do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável e do Instituto Jatobás, sendo vice-presidente desde sua fundação. Atua como membro do conselho no Bem Querer Mulher e no Intituto Akatu.
Luiz Ernesto Gemignani

Luiz Ernesto Gemignani

Luiz Ernesto Gemignani
Luiz Ernesto Gemignani
É membro do Conselho de Administração do Grupo Promon desde 2010. Na Promon desde 1978, foi eleito Diretor Presidente em 2001, posição que ocupou por nove anos. Foi membro do Conselho de Administração da Natura de 2007 a 2016. Graduou-se em Engenharia Mecânica de Produção em 1970, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e participou em 1989 do Advanced Management Program da Harvard Business School.

Marcos Bicudo

Marcos Bicudo

Marcos Bicudo
Marcos Bicudo
Presidente do Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) no Brasil desde 2008 e CEO da Vedacit – Otto Baumgart desde 2017. Atuou por mais de 20 anos na SC Johnson em vários países, como Brasil, Canadá, EUA e Europa. Em 2005, ele assumiu o cargo de CEO Brasil para Amanco. Entre 2009 e 2012, ele foi CEO da Philips no Brasil e para a América Latina. Entre 2013 e 2017 foi CEO da Masisa. Foi figura-chave no planejamento da iniciativa “Rio Cidade Sustentável” durante a Rio + 20, em 2012. É formado em Administração de Empresas pela PUC-SP e possui estudos de pós-graduação em universidades como a Kellogg, Insead, McGill, Harvard Business School (PMD 72) e Cambridge.
Marcos Grasso

Marcos Grasso

Marcos Grasso
Marcos Grasso
Graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas e com formação em executive coaching na Columbia University, EUA.

Líder da Eurazeo para America do Sul, membro dos conselhos de administracao da Tok Stok, Cacau Show, Neogrid e Instituto Akatu, senior advisor, mentor e coach.

Entre 1986 e 2013, atuou no Brasil, Estados Unidos, Indonesia, Portugal e Colombia em empresas como Warner-Lambert, Pfizer, Cadbury e Mondelez/Kraft Foods onde foi Diretor Presidente para o Brasil (2010/2013). Foi conselheiro da BRF, C&A Brasil, Condor, Iberchem e Marilan.

Rafael Henrique Rodrigues

Rafael Henrique Rodrigues

Rafael Henrique Rodrigues

Rafael Henrique Rodrigues

Rafael Henrique é Engenheiro, Designer de Sustentabilidade e Empreendedor Social.

Tem formação técnica em eletrônica, graduação superior em engenharia elétrica com enfoque em Geração, Transmissão e Eficiência Energética, especialização de Design para Sustentabilidade e pós-graduação em Empreendedorismo e Novos Negócios.

Trabalhou por 10 anos na área técnica com projetos de automação industrial e análise de riscos patrimoniais para grandes plantas no Brasil e América Latina. Iniciou em 2006 sua atuação no campo da sustentabilidade, abordando desde então a aplicação integral do conceito em diversas áreas de estudo e aplicação.

Desde 2011 dedica-se à criação, gestão e mentoria de iniciativas e negócios sociais, recebendo prêmios nacionais e internacionais como o YouthActionNet® Laureate Global Fellowship que reconhece anualmente 20 jovens empreendedores sociais de reconhecido impacto ao redor do mundo.

Atualmente é diretor-presidente do Instituto Recicleiros, negócio social que atua no desenvolvimento de soluções para gestão sustentável de resíduos, além de atuar voluntariamente como diretor e conselheiro do Instituto Akatu.

Vegetariano de nascença, beer sommelier desde 2002 e amante dos esportes com prancha, é também multi-instrumentista e apaixonado por boa música.

Renata Moura

Renata Moura

Renata Moura
Renata Moura
Formada em Direito, MBA em Operação pelo Instituto de Empresas (Espanha), pós-graduada no COPPEAD/UFRJ e Gestão Empresarial pelo Instituto Dom Cabral/ENSEAD. Experiência de 25 anos em RH, Comunicação e Sustentabilidade, tendo iniciado sua carreira na AMBEV. Participou da privatização do sistema telecomunicações do Brasil, como Diretora de RH da OI, posteriormente, assumido a VP de RH do Grupo Santander. Durante seus 6 anos no Carrefour foi responsável das áreas de RH, Sustentabilidade e Relações Institucionais e na Cyrela. Desde 2016, atua como Sócia da Integration Consulting, sendo Sócio responsável da Prática de Liderança Humano & Organizações.
Ricardo Young

Ricardo Young

Ricardo Young
Ricardo Young
Ricardo Young Silva, é um empresário, professor, ambientalista e político brasileiro. Filiado a Rede Sustentabilidade (REDE), foi vereador do município de São Paulo, eleito nas eleições de 2012, presidente do Instituto Ethos e da ABF – Associação Brasileira de Franchising. Palestrante em diversos temas relacionados a sustentabilidade urbana, liderança e responsabilidade empresarial e economia colaborativa, também é articulador de parcerias públicos privadas, tecnologias sociais e gestão inovadora. Como docente atualmente, integra o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo na cátedra de Cidades Globais. Young também é fundador da rede de escolas de idiomas Yázigi e da Casa Amarela, espaço de arte, cultura, sociedade e meio ambiente, desempenha também diversas atividades relacionadas a economia criativa e sustentabilidade.

Sergio Mindlin

Sergio Mindlin

Sérgio Mindlin
Sergio Mindlin
Fundador do Instituto Akatu, sócio fundador do Instituto Ethos, conselheiro de administração do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), conselheiro da Fundação Roberto Marinho e da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP. Mediador de conflitos, consultor, conselheiro de administração certificado pelo IBGC. Associado fundador da Coalizão Brasil, Clima, Floresta e Agricultura. Engenheiro de produção (POLI-USP), mestre em psicologia social (Cornell University) e doutor em administração (FEA-USP). Anteriormente, foi Diretor Presidente e membro do Conselho da Metal Leve S.A., diretor presidente da Fundação Telefônica, conselheiro e diretor presidente da Fundação Abrinq, conselheiro do Instituto Ethos, do GIFE, da Fundação Jari e da Fundación Telefónica do Peru, fundador e coordenador do PNBE.
Ulisses Kameyama

Ulisses Kameyama

Ulisses Kameyama
Ulisses Kameyama
Engenheiro de produção pela UFRJ, é CEO da Calila Investimentos e sócio da importadora Belle Cave. Foi diretor de desenvolvimento para a América Latina do Grupo Casino durante quase 8 anos. Passou 7 anos como sócio da consultoria financeira Recital Partners, 2 como diretor de desenvolvimento de negócios na Brasil Telecom, 6 no banco Rothschild em fusões e aquisições e 2 na Accenture.
Consultivo
Renata Moura

Renata Moura

Renata Moura
Renata Moura
Presidente
Formada em Direito, MBA em Operação pelo Instituto de Empresas (Espanha), pós-graduada no COPPEAD/UFRJ e Gestão Empresarial pelo Instituto Dom Cabral/ENSEAD. Experiência de 25 anos em RH, Comunicação e Sustentabilidade, tendo iniciado sua carreira na AMBEV. Participou da privatização do sistema telecomunicações do Brasil, como Diretora de RH da OI, posteriormente, assumido a VP de RH do Grupo Santander. Durante seus 6 anos no Carrefour foi responsável das áreas de RH, Sustentabilidade e Relações Institucionais e na Cyrela. Desde 2016, atua como Sócia da Integration Consulting, sendo Sócio responsável da Prática de Liderança Humano & Organizações.
Alex Seibel

Alex Seibel

Alex Seibel
Alex Seibel
Alex Seibel é empreendedor socioambiental de algumas iniciativas. Começou em 2013 ao fundar a ARCAH, Ong que resgata moradores de rua através de um modelo Permacultural. Em 2015 fundou a POSITIV.A, empresa B que oferece produtos de limpeza baseados na economia circular e fomenta a agricultura familiar. É sócio também da Apolo Energia e Positive Ventures, empresa de energia renovável e gestora de venture capital de impacto respectivamente. Participa também do Conselho do Sistema B e da Akatu.
Aron Belinky

Aron Belinky

Aron Belinky
Aron Belinky
Pesquisador, consultor e especialista em sustentabilidade, responsabilidade social e consumo sustentável. Atua como secretário executivo do Grupo de Articulação das ONGs brasileiras (GAO) na ISO 26000 (responsabilidade social) e consultor de Pesquisas e Métricas do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente. É fundador e dirigente da Ecopress, a primeira agência brasileira de notícias ambientais, além de ser um dos responsáveis pela base técnica do Índice de Sustentabilidade Empresarial/Bovespa desde 2006. Presta serviços de planejamento e orientação na implantação de projetos de engajamento comunitário e estruturação do investimento social privado para grandes empresas. Graduado em Administração Pública pela FGV-SP e em Geografia pela USP.
Hugo Bethlem

Hugo Bethlem

Hugo Bethlem
Hugo Bethlem
Hugo Bethlem é diretor geral do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, além de ser conselheiro de empresas e ONGs. Acumula mais de 40 anos como executivo de varejo em empresas como GPA, Dicico, Sé Supermercados, Hopi Hari, Carrefour e Arthur Andersen. É formado em Administração de Empresas pela FMU-SP, com especializações na FGV, Cornell, Babson, IMD e Stanford.
John Forgach

John Forgach

John Forgach
John Forgach
Empreendedor e Banqueiro de Investimentos, pioneiro em negócios ambientais, conselheiro de governo em políticas de desenvolvimento sustentáveis e especialista em investimentos florestais. Formado em Economia por Harvard e Filosofia pela Academia de Paris, foi professor de negócios ambientais em Yale. Premiado com Green Globe Award, Rainforest Alliance; e com o BRAVO Business Award como Ambientalista do ano em 2000, fundou diversas ONGs. Participou como membro permanente do Conselho da China (2007-17) Presidindo o Grupo de trabalho Internacional sobre Comércio, Meio Ambiente e Investimentos Estrangeiros do CCICED, Beijing. Atualmente é professor no programa Euroclima da União Européia na INCAE Business School, Costa Rica.

Lucia Araujo

Lucia Araujo

Lúcia Maria Araújo
Lúcia Maria Araujo

Lúcia Araújo é jornalista e atualmente atua como consultora e curadora de conferências no Brasil e no exterior. Por 17 anos, dirigiu o Canal Futura, um canal de TV educativo criado pela Fundação Roberto Marinho.

Formada em comunicação / jornalismo, Iniciou sua carreira como redatora e editora-chefe da Rede TV Bandeirantes e posteriormente trabalhou como diretora de programas jornalísticos da TV Cultura de São Paulo. Também colaborou com produtoras independentes de SP e com o canal norte-americano CNBC (Cable NBC). Em Washington DC trabalhou como repórter free lancer para o jornal Folha de São Paulo.

Nascida no Guarujá, em São Paulo, em 2017 lançou seu primeiro livro Cozido Goiano e outras Imposturas, baseado no legado dos caiçaras. Em 2021, foi a vez do livro Trágica e bela: uma viagem pelas 1001 faces do Irã e da Pérsia. Atualmente a jornalista vive no Rio de Janeiro.

 Marcella Zambardino

Marcella Zambardino

Marcella Zambardino

Marcella Zambardino

Formada em design pelo SENAC, Marcella Zambardino sempre utilizou essa ferramenta como meio de transformação social e ambiental. Em 2016, ao questionar como nosso consumo diário pode ser mais responsável e gerar impacto positivo, confundou a Positiv.a, empresa B que cria soluções para cuidar da casa, do corpo e da natureza. Atualmente, Marcella é CIO da Positiv.a, e cuida da razão de ser da empresa e o que ela faz todos os dias para criar valor para seus stakeholders. Além disso colabora como conselheira consultiva no Instituto Akatu de Consumo Consciente e Sustentabilidade.

Marco Simões Coelho

Marco Simões Coelho

Marco Flavio Simões Coelho

Marco Simões Coelho

Jornalista e administrador de empresas, Marco dirige a MSDpar Investmentos Sustentáveis. Antes foi Vice-Presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, empresa à qual esteve ligado por quase 20 dos seus 30 anos de carreira. Ele também teve posições de responsabilidade no Grupo Abril e na Accenture.

Marco Simões é conselheiro de uma série de organizações como o Amazon Biodiversity Conservation Center, a UN-SDSN, a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, e a cidade do Rio de Janeiro.

Ele é doutor pelo Instituto Coppead da UFRJ; mestre em Administração de Empresas (MBA) pelo Daniels College of Business da Universidade de Denver, EUA; especializado em Ciência da Comunicação pela ECA/USP e é graduado em jornalismo pela FAFICH/UFMG.

Renata Piazzon

Renata Piazzon

Renata Piazzon
Renata Piazzon
Renata Piazzon é diretora executiva do Instituto Arapyaú e possui mais de dez anos de experiência como advogada na área ambiental. Formada pela PUC-SP, Schumacher College, Amani Institute e Homeward Bound, é mestre em Direito Ambiental na área de finanças sustentáveis. Além do Conselho Consultivo do Instituto Akatu, é membro do Climate Reality Project. Seus rankings incluem Chambers Latin America, Who’s & Who Legal, The Legal 500 e prêmio ABRAPS 2017 como profissional que melhor representou o ODS 9 da ONU no Brasil.
Ruy Lindenberg

Ruy Lindenberg

Ruy Lindenberg
Ruy Lindenberg
Diretor executivo
Sócio e VP de Criação da agência Mar Comunicação e Inovação, cursou a EAESP da FGV e MBA na Steinbels-Hochschule-Berlin. Trabalhou como redator em algumas das melhores agências do país e possui os mais importantes prêmios nacionais e internacionais da publicidade. Foi escolhido para o Hall da Fama do Clube de Criação de São Paulo e criou campanhas como Bonita Camisa Fernandinho, Cachorrinho da Cofap, Visa 2004 entre outras.

Stela Goldenstein

Stela Goldenstein

Stela Goldenstein
Stela Goldenstein
Geógrafa, desenvolveu atividades profissionais fundamentalmente na área pública. Trabalhou nas esferas estadual, federal e municipal, na definição e implementação de políticas setoriais de meio ambiente, recursos hídricos, habitação, desenvolvimento urbano e no planejamento estratégico de governo. Na iniciativa privada, atuou como consultora para a gestão ambiental. Foi Coordenadora de Planejamento Ambiental na Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (1990 a 1994), Secretária Adjunta de Meio Ambiente para o Estado (de 1995 a 1998 e em 1999), Secretária de Estado do Meio Ambiente do Estado (1998 a 99), Assessora Especial do Governador Mario Covas (1999 a 2000), Secretária Municipal de Verde e Meio Ambiente da Cidade de São Paulo (2001 e 2002), Assessora do Prefeito de São Paulo José Serra, Secretária Adjunta da Secretaria de Governo da Prefeitura de SP (2006 a 2009), Assessora no Governo do Estado de São Paulo (2009 a 2011). Foi Membro dos Conselhos de Administração da COHAB, da SABESP, da CETESB, da CDHU, da PRODAM e da São Paulo Transportes – SPTrans. Foi Conselheira do CONSEMA, do CADES (os quais também presidiu na condição de Secretária) e do CONDEPHAAT. Foi membro do Conselho de Administração do Secretariat International de l’Eau; Diretora Executiva da OSCIP Associação Aguas Claras do rio Pinheiros; dirige A ORBE, OSCIP que desenvolve projetos de apoio a pequenos produtores rurais em áreas ambientalmente protegidas. É consultora do Banco Mundial para programas voltados à universalização do saneamento no Brasil, coordenando o 2030 Water Resources Group para o Brasil.
Thais Corral

Thais Corral

Thais Corral
Thais Rodrigues Corral
Thais Corral é fundadora de três organizações não governamentais: REDEH ( Rede de Desenvolvimento Humano), organização que coordenou a participação do movimento global de mulheres na Rio-92 e introduziu no Brasil a temática ambiental no movimento de mulheres; CEMINA ( Comunicação, Educação, Informação e Adaptação), que inovou ao fortalecer o vínculo de lideranças locais femininas com a comunicação radiofonica em todo Brasil; WEDO (Women, Environment and Development Organization), organização que trabalhou no campo da advocacy fortalecendo o papel das mulheres na governança global da sustentabilidade.

Fundadora também o projeto Sinal do Vale, um centro de aprendizagem local-global situado numa fazenda agro-ecológica. Na mesma linha experiemental coordena também o projeto Adapta Sertão da suporte a tecnologias sociais de adaptação a mudança climatica. É graduada em administração pela Fundação Getúlio Vargas e mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Harvard. Pelas suas realizações recebeu vários prêmios como o Premio Abril Mulher ( 1999), o Tech Awards do Sillicon Valley (2005), o Prêmio Seed da ONU (2008) e o Premio das Metas de Desenvolvimento do Millenio.

Fiscal
Thomas Lanz

Thomas Lanz

Thomas Lanz
Thomas Lanz
Presidente
Executivo com 30 anos de vivência em empresas familiares como Mangels, Lafer, Carbex e Giroflex. Participou de Conselhos de empresas nacionais e estrangeiras e organizações do terceiro setor. Como consultor especializado em empresas familiares, tem atividades voltadas para governança, sucessão e planejamento empresarial. Palestrante convidado da ESPM, da Catho, Cultcorp, Canal Executivo e EDM, para assuntos ligados a empresas familiares. Membro e Conselheiro Certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e consultor certificado para Empresas Familiares, pelo Family Firm Institute (EUA). Formado em Economia pela PUC e Mestre em Administração pelo Insead (França) seus artigos são publicados nas mais diferentes mídias impressas e virais.
Laecio Barreiros

Laecio Barreiros

Laecio Barreiros
Laecio da Silva Barreiros
+ 35 anos de carreira, Contador com MBA em Controladoria Financeira, atuou como Executivo de Finanças e Controladoria em empresas de renome como: GE Capital IT Solutions / IBM Brasil (Divisão Ivix Sistemas ) Zurich Seguros, Rhodes ( Grupo IVARS Italy ), Estanplaza Hotels, McDonalds, Manah (Bunge), Moore Brasil. Desde 2001 dirige a L&Barreiros Controladoria que desenvolve projetos de Gestão do Desempenho, Processos de Controladoria e Finanças com foco em Empresas de Pequeno e Médio Portes, entre 2013 – 2016 assumiu a Secretaria Municipal de Receitas e Desenvolvimento Econômico da cidade de Francisco Morato – SP, desde 2016 atua como Empreendedor e Investidor no segmento de Franquias de Alimentação com rede de restaurantes da marca Espetinho Bom com operações em 5 Estados Brasileiros.
Vicente Palmieri

Vicente Palmieri

Colaborador
Vicente Palmieri
Engenheiro químico formado pela Escola de Engenharia de Mauá. É Proprietário da Phoenix Memorial do ABC.

 

Lucio Vicente

Lucio Vicente

Lucio Vicente
Lucio Vicente
Diretor Geral
Formado em Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi, com pós-graduação em Gestão de Marketing (FAAP), especialização em Socionomia (ABPS/FEBRAP) e cursando MBA em Economia e Gestão do Agronegócio pela FGV. Possui experiência na liderança de áreas de marketing, relações com o consumidor, comunicação, relações institucionais, sustentabilidade e ESG, nas empresas Grupo Carrefour, Grupo ABN Amro e Banco Panamericano, além da direção do Instituto Carrefour entre 2019 e 2023. Como liderança setorial foi membro do conselho diretor da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável de 2022/2023 e colíder da Câmara Técnica Social do CEBDS de 2021 a 2023. Coautor do livro “O Encontro com a Sustentabilidade: Contribuições do Psicodrama”.
Rafael Henrique Rodrigues

Rafael Henrique Rodrigues

Rafael_Henrique Siqueira Rodrigues

Rafael Henrique Rodrigues

Diretor executivo

Rafael Henrique é Engenheiro, Designer de Sustentabilidade e Empreendedor Social.

Tem formação técnica em eletrônica, graduação superior em engenharia elétrica com enfoque em Geração, Transmissão e Eficiência Energética, especialização de Design para Sustentabilidade e pós-graduação em Empreendedorismo e Novos Negócios.

Trabalhou por 10 anos na área técnica com projetos de automação industrial e análise de riscos patrimoniais para grandes plantas no Brasil e América Latina. Iniciou em 2006 sua atuação no campo da sustentabilidade, abordando desde então a aplicação integral do conceito em diversas áreas de estudo e aplicação.

Desde 2011 dedica-se à criação, gestão e mentoria de iniciativas e negócios sociais, recebendo prêmios nacionais e internacionais como o YouthActionNet® Laureate Global Fellowship que reconhece anualmente 20 jovens empreendedores sociais de reconhecido impacto ao redor do mundo.

Atualmente é diretor-presidente do Instituto Recicleiros, negócio social que atua no desenvolvimento de soluções para gestão sustentável de resíduos, além de atuar voluntariamente como diretor e conselheiro do Instituto Akatu.

Vegetariano de nascença, beer sommelier desde 2002 e amante dos esportes com prancha, é também multi-instrumentista e apaixonado por boa música.

Ruy Lindenberg

Ruy Lindenberg

Ruy Lindenberg
Ruy Lindenberg
Diretor executivo
Sócio e VP de Criação da agência Mar Comunicação e Inovação, cursou a EAESP da FGV e MBA na Steinbels-Hochschule-Berlin. Trabalhou como redator em algumas das melhores agências do país e possui os mais importantes prêmios nacionais e internacionais da publicidade. Foi escolhido para o Hall da Fama do Clube de Criação de São Paulo e criou campanhas como Bonita Camisa Fernandinho, Cachorrinho da Cofap, Visa 2004 entre outras.