Neste mês de outubro, o Instituto Akatu lança a campanha Piquenique Sustentável, para marcar o Dia do Consumo Consciente, celebrado no dia 15 (terça-feira). A campanha tem a missão de mobilizar os brasileiros a comemorar a data de uma forma muito simples e divertida: com um piquenique! E o Akatu ainda dá o exemplo, convidando todos a participar do encontro que organiza no dia 19, na Praça Victor Civita, em São Paulo.
Pelo terceiro ano consecutivo, a campanha lançada pelo instituto incentiva uma grande rede de piqueniques sustentáveis em todo o país. “O objetivo é chamar a atenção das pessoas para a possibilidade de realizar uma atividade que proporciona imenso bem-estar e pode ser feita sem qualquer tipo de consumismo. Com esta campanha queremos promover o consumo com consciência, apenas do essencial para esse momento lúdico” afirma Helio Mattar, diretor-presidente do Akatu.
O mês do Consumo Consciente reúne também o Dia das Crianças (12), o Dia do Professor (15) e o Dia Mundial da Alimentação (16) – cuja celebração completa a ideia do Piquenique Sustentável e reforça junto às crianças, aos professores e nas escolas a importância dessas datas como um momento alegre e de integração.
CAMPANHA ON-LINE
Para ajudar na organização do Piquenique Sustentável, o Akatu colocou em seu portal (www.akatu.org.br) uma série de dicas que tornam a atividade, de fato, mais sustentável. Além disso, convida os participantes dos piqueniques a relatarem suas experiências, com histórias e fotos pelo Facebook, Twitter ou pelo e-mail akatu@akatu.org.br.
O Akatu espera, até o fim de outubro, receber uma grande quantidade de relatos. Piquenique no feriado, no final de semana, no intervalo do almoço no trabalho, à luz da lua, com brincadeiras, feira de trocas de brinquedos, roupas e acessórios: vale qualquer ideia nova e divertida que surgir. “É uma maneira interativa e engajadora de refletir sobre nossos hábitos de consumo”, afirma Mattar.
AGENDA: Piquenique Sustentável com o Instituto Akatu, na Praça Victor Civita
Como parte da Campanha, o Akatu realizará um Piquenique Sustentável, na Praça Victor Civita, em São Paulo, no próximo dia 19/10. As pessoas são convidadas a trazer seu lanche sustentável e aproveitar o espaço repleto de soluções arquitetônicas e educativas sustentáveis.
O quê: Piquenique Sustentável
Quando: 19/10/2013 (sábado), das 9h às 13h
Onde: Praça Victor Civita. R. Sumidouro, 580 – Pinheiros. São Paulo. A arquibancada ou o palco será o espaço para atividade em caso de chuva.
Sobre o local: http://pracavictorcivita.org.br/
Consumo consciente, educação, crianças e alimentação: muita coisa para compartilhar!
O que comprar, como comprar, de quem comprar, o que levar, como levar, como descartar, como ir, que atividades fazer durante o dia etc. Todas essas perguntas vão aparecer durante o planejamento do Piquenique Sustentável e, por isso, o Akatu preparou um KIT especial:
1. Guia para um Piquenique Sustentável, com sugestões para ajudar a fazer escolhas mais sustentáveis de consumo para o piquenique.
2. Cartazes para preencher e colar na escola, empresa ou onde quiser. Lá é possível indicar o dia e o local que escolheu para realizar o piquenique.
3. Peças para divulgar na internet, Facebook e também enviar aos convidados.
4. Uma assinatura de e-mail para divulgação da ideia em mensagens eletrônicas.
15 DE OUTUBRO, DIA DO CONSUMO CONSCIENTE
Essa data foi criada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2009 para despertar a consciência do público para os problemas sociais, econômicos, ambientais e políticos causados pelos padrões de produção e consumo excessivos e insustentáveis ora praticados.
Segundo a “Pesquisa Akatu 2012: Rumo à Sociedade do Bem-Estar”, o número de consumidores brasileiros classificados como “conscientes” permanece estável em relação à pesquisa anterior (de 2010), em que 5% da população se declarou como tal. O avanço aparece no crescimento da adesão a práticas de consumo consciente, ainda que apenas de maneira eventual e não contínua. De 11 comportamentos considerados indicativos de consumo consciente, somando-se os consumidores que aderem “sempre” e os que aderem “às vezes”, oito comportamentos são mais praticados que em 2010, entre eles: planejar a compra de alimentos e roupas, desligar lâmpadas, fechar torneiras, usar o verso do papel e ler rótulos de produtos.
Para os brasileiros, o conceito de felicidade está relacionado à preferência pelos caminhos mais sustentáveis. Quando questionados sobre o que consideram ser felicidade, dois terços dos entrevistados indicaram que estar saudável e/ou ter sua família saudável é um fator essencial. Para 60% do público que respondeu à pesquisa, conviver bem com a família e os amigos também os aproxima mais da felicidade. Apenas três em cada 10 brasileiros indicaram a tranquilidade financeira em suas respostas sobre “o que é felicidade para você?”. “O estudo mostra que grande parte da sociedade brasileira já compartilha, mesmo que de forma difusa e pouco consciente, a noção de que, quando as necessidades básicas são satisfeitas, a busca da felicidade implica em tomar o caminho da sustentabilidade e não o do consumismo”, conclui o diretor-presidente do Akatu.
Sobre o Instituto Akatu
Criado em 15 de março de 2001 (Dia Mundial do Consumidor) no âmbito do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, o Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos, pesquisas, jogos e metodologias. O Akatu defende o ato de consumo consciente como um instrumento fundamental de transformação do mundo, já que qualquer consumidor pode contribuir para a sustentabilidade da vida no planeta: por meio do consumo de recursos naturais, de produtos e de serviços e pela valorização da responsabilidade social das empresas. www.akatu.org.br
CDN Comunicação Corporativa:
Assessoria de Imprensa do Instituto Akatu:
Edgard Carvalho – edgard@cdn.com.br – (11) 3643-2936
Geisa Balint – geisa.balint@cdn.com.br – (11) 3643-2716