loader image
26.12.22 às 10:16

Braskem e Instituto Akatu entregam certificados do Programa Edukatu para professores da rede municipal de Montenegro (RS)

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Ações ao longo do ano incluíram a formação de educadores em temáticas como consumo consciente e gestão adequada de resíduos, além de atividades com cerca de 220 alunos

Um futuro mais sustentável passa pelo protagonismo de jovens engajados em temáticas socioambientais. Por isso, é fundamental abordar temas como consumo consciente e sustentabilidade dentro e fora da sala de aula. Foi o que aconteceu com o Programa Edukatu em Montenegro durante todo o ano. A iniciativa, promovida pelo Instituto Akatu em parceria com a Braskem, capacitou professores da rede municipal, estimulando atividades que envolveram cerca de 220 alunos em temáticas como gestão de resíduos e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Na última semana, os professores envolvidos no programa receberam seus certificados de participação, além de compartilharem, por meio de encontros presenciais com as equipes de Braskem e Akatu, as experiências adquiridas nas atividades ao longo do ano. Entre as instituições de ensino participantes, se destacaram a EMEI Emma Ramos De Moraes e a EMEI Adenillo Edgar Rubenich – Tio Riba, esta última com um trabalho intenso em reciclagem e coleta seletiva, que envolve não somente alunos e educadores, mas também cooperativas e toda comunidade.

“Na EMEI Tio Riba, a questão da gestão adequada de resíduos foi bastante trabalhada, estimulando ainda mais a separação dos materiais, como papel, plástico e metais, que já existia na escola”, conta Michelle Ryter Teixeira, líder de projetos de educação do Instituto Akatu. “Foi muito gratificante ver todo o engajamento da comunidade escolar, inclusive dos pais dos alunos, na coleta seletiva, na campanha de separação de tampinhas e no envolvimento com cooperativas que buscam esses materiais para a reciclagem.”

“Ao encerrarmos esse ciclo de capacitação com a formação de educadores em temáticas ambientais, estamos contribuindo para difundir e estimular a importância do consumo consciente e da destinação adequada dos resíduos. As pessoas podem mudar o destino do seu lixo e isso passa por uma mudança de seus hábitos para melhorarmos o nosso planeta. Um futuro mais sustentável depende das nossas ações agora e a Braskem tem um compromisso público de atuar pela eliminação de resíduos plásticos no ambiente e, até 2030, retirar 1,5 milhão de toneladas desses resíduos do meio ambiente, destinando à reciclagem”, afirma Daniel Fleischer, gerente de Relações Institucionais da Braskem no Rio Grande do Sul.

As ações do programa ao longo do ano incluíram ainda uma roda de conversa sobre gestão adequada de resíduos, aberta para a população de Montenegro, realizada em outubro, além de atividades complementares sobre consumo consciente e sustentabilidade com professores da rede municipal e estadual de ensino em Montenegro e Triunfo por meio da plataforma Edukatu, programa de educação sobre consumo consciente do Instituto Akatu. As atividades pedagógicas continuam em 2023, com a formação de novos professores e outras ações envolvendo alunos e comunidade.

Sobre a Braskem

Com uma visão de futuro global, orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha e receita líquida de R$ 52,3 bilhões (US$ 13,2 bilhões), a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 100 países.

Sobre o Edukatu

O Edukatu, programa de educação do Instituto Akatu, é a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas sobre consumo consciente e sustentabilidade para estudantes e profissionais de educação de todo o Brasil. Desde o seu lançamento, em 2013, o programa Edukatu já soma mais de 350 mil pessoas alcançadas, sendo mais de 160 mil estudantes, 16 mil professores e 7 mil escolas cadastrados na sua plataforma digital, totalmente gratuita. Saiba mais em www.edukatu.org.br

Sobre o Instituto Akatu

Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para um novo jeito de viver com consumo consciente e mais bem-estar para todos. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas, jogos e eventos. O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo – modelos que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade. www.akatu.org.br

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também