loader image
15.10.13 às 11:07

Edukatu lança o Desafio Piquenique pela Sustentabilidade

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

O Edukatu, rede de aprendizagem de professores e alunos para o consumo consciente do Instituto Akatu, acaba de lançar uma campanha on-line para estimular a comunidade escolar a comemorar o mês do consumo consciente de uma forma diferente: realizando piqueniques sustentáveis. Além de possibilitar o aprendizado sobre uma série de questões relacionadas a consumo consciente, como alimentação saudável, aproveitamento de sobras, ciclo de vida dos produtos e reciclagem de resíduos, a ideia é que esses piqueniques ajudem a envolver, de uma maneira prazerosa e lúdica, mais pessoas com a causa e a discussão do tema.

Para participar da campanha, as equipes de alunos e professores devem se inscrever na plataforma on-line do Edukatu (www.edukatu.org.br), fazer as atividades propostas e realizar o maior número possível de piqueniques sustentáveis, segundo o guia produzido pelo Akatu, além de cumprir os desafios extras sugeridos. Esses desafios envolvem, entre outros, contato com profissionais ou atores sociais que trabalhem temas como compostagem, recicláveis, horta nas escolas, produção de orgânicos e iniciativas de não desperdício. Pesquisa e criação de receitas com uso integral de alimentos, que possam ser feitas no piquenique, e um desafio específico para a reflexão sobre a compra, o uso e o descarte de correto de produtos utilizados no piquenique também somarão pontos às equipes participantes.

A campanha vai de 15 de outubro, Dia do Consumo Consciente, a 14 de novembro, e os grupos que mobilizarem mais pessoas e cumprirem mais desafios extras serão premiados. “Conscientizar o maior número de pessoas sobre a importância do consumo consciente é o nosso objetivo. Em vista disso, todas as iniciativas para atingir esta meta serão avaliadas e publicadas no Edukatu, servindo de exemplo para todos”, explica Silvia Sá, gerente de educação do Akatu. Os vencedores serão contemplados com a visita da equipe do Edukatu à escola para promover novas atividades, produção de uma videorreportagem sobre o trabalho realizado e equipamentos de informática e fotografia.

As equipes participantes do desafio devem registrar seu envolvimento por meio de relato escrito e material fotográfico, publicados também no portal do Edukatu, e apresentar ainda uma lista de presença com a identificação dos presentes aos piqueniques promovidos.

A campanha on-line é promovida pelo Instituto Akatu e tem a Braskem, líder mundial em biopolímeros, como correalizadora, além do apoio da HP.

PIQUENIQUE SUSTENTÁVEL
A campanha on-line Desafio Piquenique pela Sustentabilidade lançada pelo Edukatu faz parte da campanha nacional “Piquenique Sustentável”, promovida pelo Instituto Akatu para incentivar a criação de uma grande rede de pessoas organizando piqueniques sustentáveis em todo o país para marcar o Dia do Consumo Consciente de uma forma muito simples e divertida.

O mês do Consumo Consciente reúne também o Dia das Crianças (12), o Dia do Professor (15) e o Dia Mundial da Alimentação (16) – cuja celebração completa a ideia do Piquenique Sustentável e reforça junto às crianças, aos professores e nas escolas a importância dessas datas como um momento alegre e de integração.

EDUKATU
O Edukatu é a primeira rede de aprendizagem para o consumo consciente e a sustentabilidade. Voltada para alunos e professores do Ensino Fundamental de todo o Brasil, a rede visa mobilizá-los para o desenvolvimento de uma comunidade em prol da educação para o consumo consciente. A plataforma é uma iniciativa do Akatu em parceria com a Braskem, com o apoio da HP e da Fundação Cargill, e com apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação.

Sobre o Instituto Akatu
Criado em 15 de março de 2001 (Dia Mundial do Consumidor) no âmbito do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, o Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos, pesquisas, jogos e metodologias. O Akatu defende o ato de consumo consciente como um instrumento fundamental de transformação do mundo, já que qualquer consumidor pode contribuir para a sustentabilidade da vida no planeta: por meio do consumo de recursos naturais, de produtos e de serviços e pela valorização da responsabilidade social das empresas. www.akatu.org.br

CDN Comunicação Corporativa

Assessoria de Imprensa do Instituto Akatu:
Andréa Almeida – andrea.almeida@cdn.com.br – (11) 3643-2954
Edgard Carvalho – edgard@cdn.com.br – (11) 3643-2936
Geisa Balint – geisa.balint@cdn.com.br – (11) 3643-2716

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também