loader image
11.09.14 às 19:03

Edukatu realiza oficina de premiação na escola vencedora do desafio De Onde Vêm as Coisas?

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

No último dia 9, a E.M.E.F. Vinte e Cinco de Julho, situada em Campo Bom (RS) foi contemplada com uma oficina, produção de uma videorreportagem sobre o trabalho realizado e três tablets. A instituição de ensino conquistou, com o projeto Eco Web, o primeiro lugar no desafio “De Onde Vêm as Coisas?” – promovido pelo Edukatu – Rede de Aprendizagem para o Consumo Consciente, iniciativa do Instituto Akatu em correalização com a Braskem.

“A premiação com uma oficina na escola vencedora reforça a importância das ações presenciais realizadas pela rede do Edukatu”, afirma Silvia Sá, Gerente de Educação do Instituto Akatu, comentando que as atividades on-line e off-line são complementares. Na oficina, 200 estudantes de 9 a 15 anos participaram de dinâmicas incluindo o jogo da Carta da Terra, as Seis Perguntas do Consumo Consciente, entre outros temas.

A crença de que os alunos precisam vivenciar e aprender a resolver problemas reais, como os causados pela época de enchentes ou pelo período de seca, incentivaram o desenvolvimento do projeto vencedor, o Eco Web. Por uma campanha organizada para mobilizar a comunidade, foram distribuídas mudas de árvores para plantio na ciclovia de um bairro próximo à escola e ímãs de geladeira com lembretes do dia da coleta de lixo seco.

O time que realizou o desafio convidou todas as escolas do município para participarem das ações. “Desde o início, a ideia foi associar as tecnologias da informação e da comunicação à sustentabilidade, para compartilhar ações e buscar novos olhares que levassem a refletir sobre a importância da preservação ambiental”, comemora Margarida Telles da Cruz, professora de Ciências da escola de Campo Bom.

Os alunos ainda foram convidados a analisar como seriam os objetos de seu cotidiano, se não fossem de plástico. “Seria muito mais difícil a vida sem o plástico. Poucas pessoas percebem, mas estão sempre utilizando o plástico no seu dia a dia”, contou Larissa Packs, aluna participante da equipe vencedora do desafio.

Além da escola gaúcha, duas outras instituições serão premiadas: E.E.E.F.M. Murilo Braga (RO) e Colégio Marista Nossa Senhora da Penha (ES), que receberão um tablet e uma máquina fotográfica, prêmios destinadas à segunda colocada, e um tablete para a terceira colocação.

Edukatu
O Edukatu é a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas do consumo consciente e a sustentabilidade para alunos e professores do Ensino Fundamental de todo o Brasil. No espaço virtual disponível em www.edukatu.org.br há circuitos de aprendizagem cheios de desafios para os estudantes explorarem, conteúdos exclusivos (vídeos, reportagens, planos de aula, atividades e jogos), além de uma comunidade virtual para trocar ideias com outras escolas. A plataforma é uma iniciativa do Akatu em parceria com a Braskem, com o apoio da HP e da Fundação Cargill, e com apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação.

Sobre o Instituto Akatu
Criado em 15 de março de 2001 (Dia Mundial do Consumidor), o Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos, pesquisas, jogos e metodologias. O Akatu defende o ato de consumo consciente como um instrumento fundamental de transformação do mundo, já que qualquer consumidor pode contribuir para a sustentabilidade da vida no planeta: por meio do consumo de recursos naturais, de produtos e de serviços e pela valorização da responsabilidade social das empresas. www.akatu.org.br

Sobre a Braskem
A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Maior produtora de biopolímeros do mundo, a Braskem tem capacidade para fabricar anualmente 200 mil toneladas de polietileno derivado de etanol de cana-de-açúcar.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também