Chegou a hora de comemorar e premiar as escolas Rede Sesi Bahia, unidade Itapagipe, de Salvador (BA) e o Colégio Cristo Rei, em Maceió (AL). As duas levaram o primeiro lugar em seus estados na última edição do desafio regional “A Natureza das Coisas”, promovido pelo Edukatu, rede aberta e gratuita de aprendizagem para o consumo consciente do Instituto Akatu em parceria com a Braskem.
O desafio incentivou professores do ensino fundamental de escolas públicas e privadas destas regiões a desenvolverem projetos relacionados às temáticas de consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida dos produtos e colocá-los em prática por meio de um dos percursos do Circuito Natureza da plataforma. No dia da premiação, as escolas ganharam uma oficina lúdica sobre temáticas relacionadas ao consumo consciente.
Confira depoimentos de professores e estudantes no vídeo documentário realizado neste dia
http://bit.ly/vídeo-premiações
O professor que deu o primeiro passo e levou o desafio para a Rede Sesi Bahia foi Alexinaldo Lima Santos. Com seus alunos, criou a equipe “Consumo consciente, descarte eficiente” que desenvolveu um dos projetos premiados sobre a destinação adequada dos resíduos sólidos secos e das sobras orgânicas. Já o primeiro lugar em Alagoas foi para a professora Maria Walkíria Cardoso, da equipe “Um olhar midiático para a questão da água”, que divulgou sugestões de utilização das mídias para ajudar professores e interessados no tema água a se conscientizarem sobre a importância da preservação do recurso. Os dois professores foram premiados com uma viagem com acompanhante para Inhotim (MG), local com um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do País. A viagem foi apoiada pela AOKA Tours, que trabalha com ações de turismo comunitário e mais sustentável.
No total, vinte escolas em Salvador (BA) e Alagoas discutiram o ciclo de vida dos produtos por meio das atividades disponíveis no Edukatu. Durante o período em que o desafio foi realizado, foram sensibilizadas mais de 2.500 pessoas, o que inclui professores, alunos e comunidade, com os projetos criados por estes grupos.
Agora o desafio é nacional!
Da mesma forma que o desafio regional, o desafio nacional quer incentivar o desenvolvimento de projetos relacionados às temáticas de consumo consciente, sustentabilidade e ciclo de vida dos produtos.
Qualquer professor de Escola Fundamental I e II pode participar! Basta cadastrar-se no Edukatu e inscrever um projeto que seja desenvolvido sobre consumo consciente e sustentabilidade. Já para ganhar, é preciso mobilizar o maior número de alunos e professores até o dia 30 de outubro. O professor premiado ganhará uma viagem com acompanhante para um lugar especial do Brasil, e a sua escola receberá uma oficina lúdica sobre reaproveitamento de materiais.
A novidade é que, neste ano, os cinco estudantes mais envolvidos da equipe vencedora serão premiados com um tablet cada.
Os professores que ficarem em segundo e terceiro lugar receberão como prêmios um tablet e um kit de materiais didáticos, respectivamente.
O regulamento completo do desafio está disponível em: http://bit.ly/regulamento-edukatu
Sobre o Edukatu
O Edukatu é a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas do consumo consciente e sustentabilidade para alunos e professores do Ensino Fundamental de todo o Brasil. No espaço virtual disponível há circuitos de aprendizagem cheios de desafios para os estudantes explorarem, conteúdos exclusivos (vídeos, reportagens, planos de aula, atividades e jogos), além de uma comunidade virtual para trocar ideias com outras escolas. A plataforma é uma iniciativa do Instituto Akatu em parceria com a Braskem, com o apoio da HP e da Fundação Cargill, e com apoio institucional do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Educação.
Sobre o Instituto Akatu
Criado em 15 de março de 2001 (Dia Mundial do Consumidor), o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos, pesquisas, jogos e metodologias. O Akatu defende o ato de consumo consciente como um instrumento fundamental de transformação do mundo, já que qualquer consumidor pode contribuir para a sustentabilidade da vida no planeta: por meio do consumo de recursos naturais, de produtos e de serviços e pela valorização da responsabilidade social das empresas.
Sobre a Braskem
A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Maior produtora de biopolímeros do mundo, a Braskem tem capacidade para fabricar anualmente 200 mil toneladas de polietileno derivado de etanol de cana-de-açúcar.