loader image
22.10.15 às 11:50

Instituto Akatu apresenta pesquisa “Caminhos para Estilos Sustentáveis de Vida” em Brasília

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

O Instituto Akatu apresenta na próxima segunda-feira (26/10), às 14h30, no auditório do Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, a pesquisa: “Caminhos para Estilos Sustentáveis de Vida – Gatilhos e Barreiras para a Adoção de Práticas Sustentáveis”.

A necessidade de mudar o jeito de viver para garantiro suficiente, para todos, para sempre define o maior desafio da atuação do Instituto Akatu: em parceria com outros atores da sociedade, promover a mudança de comportamento das pessoas, com escala e velocidade, para que adotem estilos sustentáveis de vida.

Mas o que acelera essa mudança? E o que a dificulta? Estas perguntas nortearam a realização desta pesquisa e serão debatidas durante o encontro. O objetivo da investigação qualitativa foi desvendar os gatilhos e as barreiras das mudanças de comportamento na direção de práticas sustentáveis. Para isso, foram investigadas as práticas cotidianas dos consumidores na compra e uso de produtos em quatro temas: alimentação, roupas, higiene e cuidados pessoais e limpeza da casa. Adicionalmente, hábitos no uso de água e energia e trato de resíduos foram mapeados transversalmente.

A pesquisa “Caminhos para Estilos Sustentáveis de Vida” é de natureza qualitativa. Aliou técnicas combinadas de grupos focais e de laboratório criativo (discurso público) com entrevistas em profundidade no domicílio (discurso privado) na cidade de São Paulo. A composição da amostragem foi mista por gênero e perfil demográfico, englobou pessoas das classes A, B e C, acima de 15 anos, participantes ou responsáveis pelas decisões de compra para a casa, envolvendo 50% de “Engajados” e 50% de “Desligados” selecionados segundo o critério de adoção ou não de práticas sustentáveis nos temas: alimentação; consumo de água, energia elétrica e gás; geração e destinação de resíduos em casa e uso de combustível nos veículos da família.

O conteúdo completo da pesquisa pode ser acessado em: http://bit.ly/estilos-sustentaveis-pr

 

A pesquisa “Caminhos para Estilos Sustentáveis de Vida– Gatilhos e Barreiras para a Adoção de Práticas Sustentáveis do Instituto Akatu foi patrocinada pelo Grupo Malwee, Natura, Nestlé e Unilever.

 

SERVIÇO

Apresentação da pesquisa Caminhos para Estilos Sustentáveis de Vida

Quando:26/10/2015, das 14h30 às 16h

Onde:Ministério do Meio Ambiente. Auditório Ipê Amarelo. Esplanada dos Ministérios, Bloco B, térreo.

Mapa: http://goo.gl/maps/F5ZWUAGpngH2

Inscrições gratuitas pelo e-mail: gicelia.santos.terceirizada@mma.gov.br

 

 

Sobre o Instituto Akatu

Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos, pesquisas, jogos e metodologias. O Akatu defende o ato de consumo consciente como um instrumento fundamental de transformação do mundo, já que qualquer consumidor pode contribuir para a sustentabilidade da vida no planeta: por meio do consumo de recursos naturais, de produtos e de serviços e pela valorização da responsabilidade social das empresas.

CDN Comunicação Corporativa: 

Assessoria de Imprensa do Instituto Akatu:

Pamela Lopes – pamela.lopes@cdn.com.br– (11) 3643-2704

Erick Paytl – erick.paytl@cdn.com.br– (11) 3643-2919

Rubem Dario – rubem.dario@cdn.com.br– (11) 3643-2824

 

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também