A campanha “Santa Nuvem”, criada pela agência Taterka para o Instituto Akatu, estreia dois dias antes do Dia Mundial da Água, 22 de março. A iniciativa promove a reflexão da sociedade para o momento atual de crise hídrica vivida por vários Estados brasileiros. A campanha reforça que a mudança de comportamento para o consumo consciente deve ser permanente e depende de ação.
De acordo com Gabriela Yamaguchi, gerente de comunicação e campanhas do Instituto Akatu, é preciso aproveitar este dia tão importante para o tema e reforçar que a necessidade de cuidado com a água segue sendo urgente. “Não adianta imaginar que o problema está resolvido só porque choveu nesses últimos dias e fez subir os registros de volume de água de alguns dos reservatórios que abastecessem as grandes metrópoles. A solução do colapso hídrico precisa da contribuição de todos permanentemente”, afirma.
Pensando nisso, a Taterka produziu uma campanha sugerindo que o Dia Mundial da Água seja também o “Dia da Santa Nuvem”, com o mote “Santa Nuvem está no céu, mas não faz milagre”. “Só assumir os erros e rezar não adianta mais. Por isso, fizemos essa conexão da campanha de água com o nome ‘Santa Nuvem’, já que não adianta mais chorar pelos ‘pecados’ cometidos até hoje. Foram muitos banhos de 30 minutos, muita torneira aberta na hora de escovar os dentes, inúmeras lavagens de calçada, milhões de carros lavados semana a semana. Se a população achar que a crise passou, podem voltar a usar água em abundância, e este cenário de escassez voltará”, reforça Eduardo Simon, Sócio e COO da Taterka.
Dos dias 20 a 27 de março, a campanha será veiculada por meio de dois spots na rádio 89.1 FM, e um anúncio será veiculado no jornal Destak no dia 21. Junto com o jornal serão distribuídos também santinhos que divulgam a campanha. A ação será repercutida também nas redes sociais do Akatu.
Uma outra ativação da campanha é que as pessoas poderão contribuir com o Akatu por meio de doação no www.santanuvem.com para que a instituição siga realizando projetos de educação e comunicação sobre o uso consciente de água, como a campanha #águapedeágua, também de autoria da Taterka, e lançada em outubro de 2014..
Ficha Técnica
Título: “Santa Nuvem”
Duração: Período da Campanha – 20/03 a 27/03
Produto: Institucional
Cliente: Instituto Akatu
Agência: Taterka Comunicações SA
COO: Eduardo Simon
Diretor Geral de Criação: Marcelo Lucato
Diretor de Criação: Daniel Motta
Redator: Daniel Mattos e Daniel Motta
Diretor de Arte: Daniel Motta e Redson Silva
Diretor Geral de atendimento: Carlo Sabino
Diretor de atendimento: Pedro Venturini
Atendimento: Stephanie Fernandes
Diretor Geral de Mídia: Paulo Santana
Mídia: Clara Corrales e Artur Martins
Diretor Geral de Planejamento: Marcelo Suárez
Planejamento: Alejandro Oszust e Bianca Novaes
Diretora Geral de RTV: Marina Fridman
RTV: Bárbara Polezer, Thais Beneventi e Ana Ananias
Diretora de operações: Silvia Ferreira
Diretor de produção: Rogerio Gonçalves
Produção: Cristiane Pacheco, Renata Benedicto
ArtBuyer: Greta Verga, Maria Cristina Nabeshima, Paola Ayala, Sonia Santos
Produtora de som: Casa da Sogra
Produtor de som: Gustavo Garbato
Atendimento: Carol Novaes
Diretor Musical: Guilherme Garbato
Assistente de produção de áudio: Guilherme Schildberg
Ilustrador: Elder Galvão
Aprovado por: Helio Mattar, Gabriela Yamaguchi, Tatiana Mendizabal
Sobre a Taterka
Especializada no processo de construção de marcas, a Taterka Comunicações vai além do conceito básico de propaganda, atuando com consistência em mídias tradicionais, meios digitais e pontos de venda. A agência é responsável pela criação das campanhas publicitárias de empresas como McDonald’s, Natura, Yuny, Dotz, Polenghi, entre outras. Inclusive, para alguns desses clientes, a Taterka produz ações por toda a América Latina.
Sobre o Instituto Akatu
Criado em 15 de março de 2001 (Dia Mundial do Consumidor), o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos, pesquisas, jogos e metodologias. O Akatu defende o ato de consumo consciente como um instrumento fundamental de transformação do mundo, já que qualquer consumidor pode contribuir para a sustentabilidade da vida no planeta: por meio do consumo de recursos naturais, de produtos e de serviços e pela valorização da responsabilidade social das empresas. www.akatu.org.br