O diretor-presidente do Instituto Akatu, Helio Mattar, será um dos palestrantes do Grupo de Trabalho da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece de 6 a 10 de janeiro, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Estruturado a partir da Rio+20, o grupo é formado pelos Estados-membros para proposição dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
No dia 8 de janeiro, o Akatu participa de um painel sobre consumo e produção sustentáveis, junto com William McDonough, fundador do McDonough + Partners, e Karti Sandilya, conselheiro do Instituto Blacksmith. Para tratar o tema proposto, Mattar apresentará dois documentos que mostram tanto a situação do mundo referente à sustentabilidade como a percepção do consumidor brasileiro sobre o tema Responsabilidade Social Empresarial: “Estado do Mundo 2013 – A Sustentabilidade Ainda é Possível?” e “Pesquisa Akatu 2012: Rumo à Sociedade do Bem-Estar”.
Considerado pela imprensa internacional como a “bíblia da sustentabilidade”, o relatório “Estado do Mundo” traz um conjunto de artigos organizados em torno de três temáticas principais: ‘A Métrica da Sustentabilidade’, ‘Chegando à Verdadeira Sustentabilidade’ e ‘Abra em Caso de Emergência’, apresentando a visão de pesquisadores e líderes mundiais sobre os rumos do planeta.
Já a “Pesquisa Akatu 2012: Rumo à Sociedade do Bem-Estar” tem foco na atual percepção do consumidor brasileiro sobre o consumo consciente e a sustentabilidade. O documento mostra que mesmo em um clima econômico de maior consumo no País, a população mantém inalterados seus comportamentos cotidianos de consumo consciente, com mais interesse e maior conhecimento sobre sustentabilidade e responsabilidade social empresarial, além de estar mais crítica e exigente sobre as práticas das empresas nestas áreas.
De acordo com Helio Mattar esta sessão do Grupo de Trabalho da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas é uma boa oportunidade para retomada de assuntos de elevada importância para a humanidade a fim de transformar a vida no planeta. “Consumo e produção sustentáveis, bem como responsabilidade social são pilares fundamentais para a transição civilizatória em que o mundo todo está envolvido e, justamente por isso, devem sempre estar na pauta de qualquer projeto ligado à sustentabilidade”, conclui.
Agenda:
· Evento:painel sobre consumo e produção sustentáveis – sétima sessão do Grupo de Trabalho da Assembleia Geral da ONU
· Data:8 de janeiro
· Horário:15h às 18h
· Local:Sede das Nações Unidas – Nova Iorque – EUA
Sobre o Instituto Akatu
Criado em 15 de março de 2001 (Dia Mundial do Consumidor), o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos, pesquisas, jogos e metodologias. O Akatu defende o ato de consumo consciente como um instrumento fundamental de transformação do mundo, já que qualquer consumidor pode contribuir para a sustentabilidade da vida no planeta: por meio do consumo de recursos naturais, de produtos e de serviços e pela valorização da responsabilidade social das empresas. www.akatu.org.br
CDN Comunicação Corporativa:
Assessoria de Imprensa do Instituto Akatu:
Andréa Almeida – andrea.almeida@cdn.com.br– (11) 3643-2954
Edgard Carvalho – edgard@cdn.com.br– (11) 3643-2936
Geisa Balint – geisa.balint@cdn.com.br– (11) 3643-2716