Praticar um turismo que respeita o meio ambiente, favorece a economia local e o desenvolvimento social e econômico das comunidades. Essa é a proposta do Passaporte Verde, uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), em parceria com os ministérios do Meio Ambiente, Esportes, Turismo e Desenvolvimento Social.
Mais do que uma campanha, o slogan “Eu cuido do meu destino” tem como proposta contribuir para um futuro sustentável, com padrões adequados de consumo e produção. É um estímulo à adoção de práticas sustentáveis no dia a dia, nas viagens a lazer ou a trabalho, nos passeios em feriados e fins de semana. Veja as dicas do Passaporte Verde para a prática do turismo sustentável:
- Procure saber mais sobre o seu destino e busque roteiros que permitam conhecer a cultura e as belezas naturais e vivenciar o ritmo local.
- Prefira hotéis que fiquem próximos aos locais que deseja conhecer. Assim você economiza em transporte e diminui a emissão de poluentes.
- Tente não levar de casa nada que possa comprar no local em que visitará. Isso contribui com a geração de empregos, aumenta a renda dos moradores e valoriza os talentos locais.
- Leve uma sacola retornável dobrável: ela vai ser útil para fazer compras e levar coisas à praia.
- Mala inteligente: leve roupas que combinem entre si e dê preferência àquelas que não precisam ser passadas, assim você reduz a quantidade de malas e o consumo de energia.
- Desligue tudo da tomada: cafeteiras, computadores, celulares, secadores de cabelo e outros equipamentos eletrônicos ligados na tomada, mesmo em estado de “stand by” continuam consumindo energia.
- Cada turista consome quase 3 vezes mais água do que a média dos residentes. 60% de consumo de água nos hotéis são ligados à hospedagem. Peça para trocar toalhas e enxoval no hotel se for realmente necessário, essa medida simples já economiza um bocado de água.
- Leve com você uma garrafa reutilizável, evite comprar garrafinhas de água, gerando mais resíduos.
- Escolha restaurantes que possuem práticas sustentáveis como medidas para reduzir o desperdício de alimentos, que ofereçam pratos preparados com produtos locais e sazonais.
- Em áreas naturais, inclusive na praia, não deixa evidências da sua passagem: não queime, nem enterre o lixo, traga-o de volta.
- Algumas cidades no Brasil já têm sistema de aluguel de bicicleta. Também aproveite o transporte coletivo para vivenciar mais a cidade.
- Aproveite as frutas da estação! São mais gostosas e têm o melhor preço. Experimente sucos das frutas típicas da região.
- Faça um prato de acordo com a sua fome e evite o desperdício de alimentos.Leia mais: