Cerca de 700 lideranças empresariais, de governo e de outras organizações da sociedade participaram da Conferência Ethos 360°, que aconteceu nos dias 24 e 25 de setembro em São Paulo (SP). Sob a abóbada do Golden Hall do World Trade Center, em um único espaço e conectados por recursos multimídia, os profissionais acompanharam até cinco palestras e mesas de discussões realizadas simultaneamente.
O formato remete ao conceito da visão 360°, adotada no mundo corporativo, que faz alusão à capacidade das pessoas mudarem a forma de ver os negócios, buscando inovar e empreender para uma nova economia.
Durante a Conferência, o Santander promoveu três módulos de discussões sobre o futuro. O primeiro deles, no dia 24 de setembro, abordou “A Economia do Futuro e o Futuro da Economia”. Elizabeth Ploshay, membro da Bitcoin Foundation, destacou o potencial da moeda virtual para promover a inclusão financeira ao redor do globo. Alejandro Perez e Frederico Rizzo, fundadores da Broota, apresentaram a plataforma virtual que conecta empreendedores em busca de capital e pessoas que querem investir em projetos inovadores.
No dia 25, foram realizados dois outros módulos sobre o tema. “O Futuro da Liderança” teve como convidados o consultor Robert Wong e Sergio Sabino, da TMP Worldwild Brasil. Diferentes visões sobre o “Futuro do Consumo” foram trazidas pelo economista Marcio Pochmann, pelo empresário e fundador do Uai Shopping, Elias Tergilene, e pelo diretor de pesquisa da Edelman Significa, Rodolfo Araújo.
Tergilene detalhou os benefícios sociais do Favela Shopping, piloto dos empreendimentos sociais que sua empresa projeta em comunidades pobres cariocas. “O projeto revitaliza o comércio e atrai negócios para as favelas, gerando emprego formal e oportunidades para o empreendedorismo dentro da favela”.
Em breve, o Santander disponibilizará em seu site um resumo com os principais pontos abordados nas discussões. Acompanhe: www.santander.com.br/sustentabilidade.