loader image
18.06.21 às 10:00

Sete podcasts sobre consumo consciente e bem-estar

Desenvolvimento sustentável, crise climática e saúde mental são abordados em programas que vale a pena ouvir.

Você tem o hábito de ouvir podcasts? Se sim, saiba que faz parte de um grupo que só cresce. De acordo com a Associação Brasileira de Podcasters, a estimativa é que o Brasil tenha 34,6 milhões de ouvintes, ou seja, cerca de 8% da população. E esse número tem aumentado cada vez mais, impulsionado pela oferta de podcasts focados nos mais diferentes assuntos. 

Para os amantes dessa tendência — e para quem quer se aventurar nesse universo, mas ainda não sabe por onde começar —, fizemos uma seleção com sete programas que trazem informações de qualidade sobre temas como consumo consciente, sustentabilidade, educação financeira e bem-estar. Todos eles provocam reflexões sobre  nossos estilos de vida e comportamentos, também no contexto da pandemia do coronavírus, sempre de forma leve e informativa. Aperte o play e descubra o seu podcast favorito!  

1. O Beabá da Sustentabilidade 

O administrador Gustavo Soares e o engenheiro de materiais Renato Gatti discutem assuntos  como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a crise climática, ESG e consumo consciente, abordando tópicos atuais de forma simples e amigável para pessoas e organizações. Os dois amigos se conheceram na pós-graduação em Gestão, Estratégia e Sustentabilidade da FIA Business School e sentiram a necessidade de falar sobre a sustentabilidade de maneira didática. Deu certo e hoje eles apresentam esse podcast com episódios semanais de 15 minutos a quase 1 hora de duração. 

Akatu indica:

O que é essa tal de sustentabilidade?

Resíduos sustentáveis em um mundo de alimentação por entrega

Consumo consciente para um mundo sustentável

Ouça o Beabá da Sustentabilidade no Spotify, Google Podcast, Deezer e Apple Podcast

2. Mulheres Sustentáveis 

Vamos transformar o futuro juntas? Essa frase norteia o propósito da jornalista Geiza Rocha, podcaster e coordenadora da agenda ambiental e do Fórum de Desenvolvimento Estratégico da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A comunicadora conduz seu podcast com alto astral e aborda os desafios e aprendizados de mulheres inspiradoras que incluíram a sustentabilidade em suas trajetórias. Os temas em destaque são futuro, inovação, tecnologia e meio ambiente, em episódios semanais de até uma hora de duração. 

Akatu indica: 

Sustentabilidade e propósito, com Tatiana Araújo

Sustentabilidade e a moda, com Ariane Santos

Sustentabilidade e o feminino, com Aline Mendes

Ouça Mulheres Sustentáveis no Spotify, Anchor e Google Podcasts 

3. Autoconsciente 

Como compreender melhor a nossa mente e as nossas emoções? O podcast realizado por Regina Giannetti, jornalista e instrutora de mindfulness, aborda temas relacionados ao bem-estar, à qualidade de vida e ao autoconhecimento. Ela compartilha reflexões para o ouvinte construir uma relação mais leve consigo mesmo. Os episódios duram em média 30 minutos e retratam situações do cotidiano com uma abordagem gentil e acolhedora. 

Akatu indica:

O que é essencial na vida?

Nós e a natureza

Saude mental sem tabu

Ouça Autoconsciente no Spotify, Google Podcasts, B9 podcasts, Simple Cast e Apple Podcasts

4. O tempo virou 

Conduzido pela apresentadora do GNT, comunicadora e consultora de moda sustentável Giovanna Nader, o podcast recebe semanalmente diferentes convidados para um bate-papo sobre temas socioambientais. Giovana ressalta como é possível fazer a diferença no planeta adotando novos pensamentos e atitudes, além de mostrar como a sustentabilidade está inserida na vida contemporânea. O Akatu, inclusive, já participou do episódio “O Poder do Consumidor Consciente”, onde falamos sobre como podemos adotar escolhas com melhor impacto.  

Akatu Indica: 

O Poder do Consumidor Consciente, com Larissa Kuroki

Construindo o bem viver, com Thiago Ávila

Ecofeminismo: precisamos falar sobre, com Monica Guerra

A poluição plástica tem solução? com Flávia Cesa

Ouça O tempo virou no Spotify, Apple Podcast, Pod Tail, Podchaser, I Heart Rádio e Spreaker 

5. Boletos Pagos 

Nath Finanças, orientadora financeira para pessoas de baixa renda indica uma série de caminhos para manter os boletos em dia. A comunicadora fluminense tem apenas 22 anos de idade e ganhou projeção nacional ao abordar educação financeira de forma simples e acessível. Ela até já lançou um livro: Orçamento sem Falhas: Saia do Vermelho e Aprenda a Poupar com Pouco Dinheiro. Em seu podcast, Nath traz convidados semanais, todas terças-feiras, e aborda temas como planejamento financeiro, pix, imposto de renda e investimentos, entre outros,, com o intuito de fazer o ouvinte refletir e aplicar os conhecimentos em sua rotina. 

Akatu Indica:

Como organizar as finanças sendo mãe solo 

Baixa renda pode ascender?

Qual é o custo da alimentação na pandemia?

Ouça Boletos Pagos no Spotify 

6. New Me

A psicóloga Louise Madeira compartilha breves reflexões sobre a vida cotidiana para contribuir com pequenas mudanças de pensamento em diferentes áreas do dia a dia, despertando um modo funcional de viver. Os episódios são curtos, de 10 a 20 minutos de duração, e têm uma abordagem terapêutica baseada nos mais de 40 anos de experiência de Louise como profissional especializada em terapia de famílias e de casais, sexualidade e transtornos de impulso. 

Akatu indica:

Como a pandemia está mudando a gente?

A leveza essencial 

A pandemia e a nossa subversão da nossa percepção do tempo

Ouça New Me no Spotify.

7. Lugar de escuta

Consumo consciente, sustentabilidade, meio ambiente e comportamento são os temas que norteiam o podcast desenvolvido pelo Grupo Pão de Açúcar e idealizado como um momento de ouvir, entender e transformar. Tem narração da jornalista Cláudia Penteado, que recebe convidados em episódios de em média 30 minutos. O podcast estreou com  a participação de Helio Mattar, diretor-presidente do Akatu, falando sobre consumo consciente.  

Akatu indica:

Como o seu consumo impacta o mundo?

O lixo é um erro de design

Compromisso Socioambiental: empresas sustentáveis

Ouça Lugar de Escuta no Spotify

Veja também