loader image
03.12.10 às 0:00

Testemunhas do clima

A Rede WWF (World Wildlife Fund, ou Fundo Mundial para a Natureza) e a HP Company anunciaram uma parceria que permitirá estudar efeitos das mudanças climáticas em comunidades de várias partes do mundo. O projeto será realizado também no Brasil, coordenado pela WWF – Brasil, em comunidades pesqueiras da Amazônia, especificamente, nos municípios de Manoel Urbano (AC) e Santarém (PA), em conjunto com a HP, Parceira Pioneira do Instituto Akatu. O objetivo do projeto, chamado “Testemunhas do Clima”, é compreender de que forma as mudanças climáticas têm afetado as vidas dos moradores dessas regiões e colher relatos de como as pessoas vêm lidando com as conseqüências do aquecimento global. De acordo com o que informa o site da Rede WWF, “demonstrando que as mudanças climáticas já vêm afetando as vidas de um número crescente de pessoas, podemos trazer uma perspectiva real para o que muitos vêem como uma ameaça distante. Isso ajuda a encontrar soluções para os problemas”. No início do programa serão realizadas oficinas nos municípios com o intuito de oferecer novas formas de pescar – elaboradas em conjunto com as comunidades – levando em conta as projeções dos cientistas para as variações climáticas nas áreas analisadas. A primeira […]
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

A Rede WWF (World Wildlife Fund, ou Fundo Mundial para a Natureza) e a HP Company anunciaram uma parceria que permitirá estudar efeitos das mudanças climáticas em comunidades de várias partes do mundo. O projeto será realizado também no Brasil, coordenado pela WWF – Brasil, em comunidades pesqueiras da Amazônia, especificamente, nos municípios de Manoel Urbano (AC) e Santarém (PA), em conjunto com a HP, Parceira Pioneira do Instituto Akatu.

O objetivo do projeto, chamado “Testemunhas do Clima”, é compreender de que forma as mudanças climáticas têm afetado as vidas dos moradores dessas regiões e colher relatos de como as pessoas vêm lidando com as conseqüências do aquecimento global. De acordo com o que informa o site da Rede WWF, “demonstrando que as mudanças climáticas já vêm afetando as vidas de um número crescente de pessoas, podemos trazer uma perspectiva real para o que muitos vêem como uma ameaça distante. Isso ajuda a encontrar soluções para os problemas”.

No início do programa serão realizadas oficinas nos municípios com o intuito de oferecer novas formas de pescar – elaboradas em conjunto com as comunidades – levando em conta as projeções dos cientistas para as variações climáticas nas áreas analisadas. A primeira oficina está prevista para o início de novembro, em Manoel Urbano (AC). A HP colabora com recursos financeiros e equipamentos que serão utilizados pelas comunidades.

Uma equipe de cientistas irá escolher as “testemunhas do clima” analisando relatos de mudanças nos ecossistemas aquáticos e nas pescarias que possam estar relacionadas com o fenômeno do aquecimento global. Depois das oficinas e da coleta de testemunhos, o projeto vai elaborar propostas para as autoridades locais, com o objetivo de ajudar a promover políticas que permitam às comunidades a aplicação das estratégias de adaptação propostas.

No site do projeto, em inglês, é possível encontrar histórias reais de pessoas que testemunharam, no ambiente em que vivem, derretimento de gelo,  prejuízos na produção de alimentos, desaparecimento de espécies da fauna e da flora local, aumento do nível do mar, entre outros. Os depoimentos mostram a importância de uma mudança de hábitos imediata para minimizar os efeitos do aquecimento global.

Se você quiser seguir o Akatu no Twitter, clique aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

Veja também