Na última quinta-feira do mês de maio, o diretor-presidente do Instituto Akatu, Helio Mattar esteve em Vila Velha-ES para ministrar uma palestra de sensibilização sobre o consumo consciente a professores, alunos, pais e funcionários do Colégio Marista Nossa Senhora da Penha. A Congregação Marista é parceira estratégica do Instituto Akatu.
“Não há ato de consumo que não tenha impacto sobre a sociedade e o meio ambiente”, enfatizou Helio, para ressaltar que o futuro do planeta depende da consciência dos cidadãos em relação ao seu papel como consumidor.
Estiveram presentes no auditório do colégio cerca de 400 pessoas que tiveram a oportunidade de refletir junto com Mattar a respeito do poder transformador do indivíduo na sociedade.
Segundo o diretor presidente do Akatu, os atos individuais, na medida em que podem influenciar as atitudes coletivas, têm grande poder de gerar sustentabilidade econômica, ambiental e social no longo prazo. Ele ainda ressaltou que o consumo consciente é um importante instrumento de cidadania e, conseqüentemente, um ato político que pode ajudar na construção do mundo no qual queremos viver.
A palestra começou com uma rápida exposição a respeito do que é o Instituto Akatu e sua missão de sensibilizar, conscientizar e mobilizar para o consumo consciente.
Por meio do conceito de interdependência – tudo o que cada um faz afeta a todos e retorna a nós mesmos – o diretor do Instituto Akatu mostrou que o desperdício de água de cada indivíduo tem relação com questões como escassez, consumo de água de má qualidade e doenças decorrentes desse problema.
O Colégio Marista de Vila Velha é parceiro do Akatu no Projeto Rumos e a palestra fez parte do ciclo de atividades que o envolvem.
Esse projeto começou no ano de 2006 e tem como objetivo conscientizar os alunos e a comunidade marista em geral a respeito de três grandes temas: consumo de alimentos, minimização de resíduos, e consumo de dinheiro e crédito.
Para Tânia Amélia Guimarães, diretora do Colégio Marista de Vila Velha, o evento sintetizou muito bem as metas do projeto. “A palestra foi um grande passo para conscientizar pais, alunos, professores e a comunidade marista de forma geral”.
Se você quiser seguir o Akatu no twitter, clique aqui