O site de viagens TripAdvisor lançou um selo de sustentabilidade voltado para hotéis no Brasil, desenvolvido com a consultoria da Rainforest Alliance e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
O selo faz parte do programa TripAdvisor Ecolíderes, que certificou mais de 8 mil hospedagens no mundo, desde 2013. Há 1 mês no Brasil, o programa já avaliou 52 hotéis que ganharam o selo. O estado do Rio de Janeiro apresenta o maior número de hospedagens sustentáveis no Brasil, com 11 hotéis certificados.
“Identificamos que o público brasileiro é o que mais valoriza o meio ambiente em uma decisão de viagem, mas que acha difícil obter informações quando está planejando suas férias”, disse Blanca Zayas, gerente de relações com a mídia para a América Latina do TripAdvisor. [Veja a pesquisa do TripAdvisor que revela que o brasileiro valoriza hospedagem sustentável]
Como é obtida a certificação
O estabelecimento não precisa pagar para participar do programa Ecolíderes. Para receber o selo de Ecopartner, a hospedagem deve preencher um formulário e cumprir requisitos mínimos, a seguir:
- Reutilização de toalhas
- Reutilização de roupa de cama
- Reciclagem de lixo (ao menos duas categorias de resíduos)
- Treinar funcionários em práticas sustentáveis
- Oferecer informações aos consumidores sobre as práticas realizadas
- Utilização de lâmpadas econômicas
O estabelecimento que obtiver o selo de Ecopartner, será considerado “Sustentável”. No site do TripAdvisor, será possível usar a ferramenta de classificação de hotéis para filtrar apenas os estabelecimentos sustentáveis.
Mas a avaliação do programa Ecolíderes vai além dos requisitos básicos. Os estabelecimentos também são avaliados por uma auditoria independente em outros quesitos como Compras, Entorno, Inovação e Educação.
Os parceiros do TripAdvisor avaliam o nível de sustentabilidade de cada propriedade: Bronze (30% dos requisitos atendidos), Prata (40% dos requisitos), Ouro (50%) ou Platina, o nível mais alto da certificação Ecolíderes (60%).
O hotel e fazenda Rosa dos Ventos, em Teresópolis (RJ), por exemplo, obteve o selo Ecolíderes nível Platina, por cumprir com mais de 60% dos itens de sustentabilidade do questionário do TripAdvisor. Sua piscina, por exemplo, tem aquecimento via painéis de energia solar; faz separação de materiais recicláveis e usa lâmpadas econômicas nos apartamentos, áreas sociais, áreas de serviço e nos jardins.
Leia mais:
ONU promove turismo como fórmula para diminuir a pobreza e incentivar a conservação