O jornal Valor Econômico divulgou os ganhadores do Prêmio Valor Social 2006, iniciativa do jornal que conta com o apoio dos Institutos Akatu e Ethos para homenagear as empresas que se destacam pela sua gestão socialmente responsável. Nesta sexta edição, os vencedores da categoria principal, “Grande Prêmio”, foram o Bradesco e a 24X7. Nas outras seis categorias, quatro foram vencidas por parceiros do Akatu: banco ABN Amro Real, parceiro pioneiro que venceu em duas categorias, o Unibanco e a Belgo Arcelor, parceiros mantenedores do Instituto. Outras empresas homenageadas foram: O Boticário, Accenture, Grupo Eco e Vapt Vupt.
Na premiação principal a 24X7 recebeu mais votos do júri de especialistas – composto por jornalistas, representantes de ONGs e acadêmicos-, por seu projeto de venda de livros a preços baixos, com o objetivo de estimular o gosto do grande público pela leitura. Já o Bradesco venceu nessa categoria pelo júri popular, formado pelos eleitores que votaram por meio da Internet. O banco inscreveu o “Programa de Gestão Sustentável” que inclui todos os projetos desenvolvidos pela empresa na área de responsabilidade social.
O ABN Amro Real, vencedor da categoria “Qualidade no Ambiente de Trabalho”, foi escolhido pelo programa de conscientização de seus 35 mil funcionários sobre temas de interesse social, como lavagem de dinheiro e corrupção, reforçando a importância de uma postura ética entre os colaboradores da empresa. O banco também foi escolhido para a categoria “Gestão Sustentável”, por conta da série de trabalhos desenvolvidos na linha da sustentabilidade.
Já o Unibanco foi o vencedor da categoria “Respeito ao Meio Ambiente”, por sua proposta de transformar o metano presente no aterro sanitário Bandeirantes, em São Paulo, em biogás, gerando energia sustentável e diminuindo a quantidade do gás na atmosfera, uma das causas do aquecimento global. O projeto recebeu investimentos de R$ 45 milhões e abastece de energia 400 mil pessoas.
Na categoria “Relações com a Comunidade” a vencedora foi a Belgo Arcelor, destacada pelo projeto “Rede Colaborativa Sabará”, trabalho social de geração de renda e conscientização sobre temas como educação, saúde e segurança na cidade de Sabará (MG).
Esta edição do Valor Social recebeu 174 projetos de empresas, um número recorde na história da premiação. Destes, foram escolhidos 18 trabalhos finalistas. A cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada no Hotel Caesar Park e contou com a presença de presidentes e executivos de empresas e representantes de entidades da sociedade civil.
Os consumidores dos produtos e serviços dos vencedores do Prêmio Valor estão contribuindo para que essas, e outras empresas, mantenham ou aumentem a preocupação com a sociedade e com o meio ambiente. Vale lembrar que com atos de consumo consciente o consumidor está escolhendo o mundo em que quer viver.
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