Muitos lugares no mundo têm acesso limitado à água e precisam utilizar bombas de água elétricas para extrair a água subterrânea para beber, preparar alimentos e para a irrigação de cultivos. Mas a eletricidade nem sempre é disponível, então essas bombas tradicionalmente são movidas a geradores a diesel, que são poluentes, caros e exigem manutenção constante.
Painéis fotovoltaicos ofereceriam uma opção mais sustentável e vantajosa em longo prazo para estas comunidades. Para disseminar essa tecnologia, o Banco Mundial organizou uma base de conhecimento em extração de água fotovoltaica. Segundo a instituição, após anos de pesquisa e avanços tecnológicos, provou-se que o sistema é sustentável tanto do ponto de vista financeiro quanto operacional e ambiental e, por isso, está pronto para ser popularizado.
Assista ao vídeo da ONU, a seguir:
O repositório online do Banco Mundial foi criado para aumentar a consciência sobre a tecnologia e prover recursos que ajudem na sua adoção. Atualmente, o repositório contém mais de 260 recursos para todas as regiões onde a instituição atua. Veja o material sobre extração de água fotovoltaica do Banco Mundial aqui: www.worldbank.org/solarpumping
Destaques do material do Banco Mundial (em inglês)
Extração de água solar: pronta para a popularização?
Apresentação concisa feita por dois especialistas em água e energia do Banco Mundial que dão uma visão geral da tecnologia e discutem o potencial de popularização, considerando os modelos financeiros e os desafios a serem encarados.
Resenha da tecnologia do sistema de extração solar de água
Esse é o lugar para procurar literatura acadêmica sobre o assunto. Aqui conhecer tipos de motores e bombas, informações sobre desempenho técnico, benefícios econômicos, além de iniciativas em países em desenvolvimento, com foco na Índia.
Avaliação de viabilidade para a substituição de bombas extratoras de água a diesel por bombas solares
Um dos estudos de viabilidade mais conhecidos sobre extração de água fotovoltaica. Faz a análise de custo de vida de um sistema no contexto da Namíbia.
Sistemas fotovoltaicos para comunidades: um guia para a sustentabilidade
Desenvolvido pelo Banco Mundial, traz ferramentas para a implementação de projetos de sistemas fotovoltaicos para comunidades em países em desenvolvimento
Leia mais: