A rede de supermercados Wal-Mart, parceiro estratégico do Akatu, lançou, neste mês, o primeiro produto de sua linha de marcas próprias com embalagem certificada pelo FSC (Forest Sterwardship Council ou Conselho de Manejo Florestal). É o cereal matinal Great Value, do tipo flocos de milho. O selo FSC garante que a matéria-prima utilizada na confecção da caixa (papel, papelão ou cartonados) vem de madeira retirada de áreas legais de manejo florestal, cumprindo uma série de exigências ambientais e sociais.
A certificação FSC surgiu em 1993. Atualmente é o selo de maior reconhecimento no mundo, com mais de 800 florestas certificadas em 76 países, o que representa cerca de 88 milhões de hectares, quase três vezes a área do estado de São Paulo. E o Brasil é o líder na certificação FSC dentre os países em desenvolvimento, com 4,7 milhões de hectares certificados, equivalentes a 30 mil parques do Ibirapuera ou 1.800 arquipélagos de Fernando de Noronha.
Segundo o Wal-Mart, o produto com embalagem certificada está disponível em todas as lojas da rede, que controla os supermercados Wal-Mart Supercenter, Wal-Mart Todo Dia, Bompreço, Big, Nacional, Sam’s Club e Mercadorama.
A direção da rede avaliou que, além de sugerir atitudes ambientalmente corretas a seus consumidores, também deveria, ela própria, adotar essa mesma postura. O Wal-Mart comercializa no Brasil pelo menos 65 mil produtos diferentes e vem negociando com seus fornecedores mais medidas de sustentabilidade nas mercadorias que usam suas marcas próprias e nas de outras marcas.
A opção de utilizar embalagens certificadas em seus produtos surgiu em novembro de 2006, durante a 1ª Feira de Produtos Orgânicos e Embalagens promovida pelo Wal-Mart Brasil. Na ocasião, o Programa de Desenvolvimento de Mercados do Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) iniciou o acompanhamento da produção, desde a matéria-prima até a embalagem.
Maior varejista do planeta, a rede Wal-Mart atua há dez anos no Brasil. Desde março de 2004, quando comprou o Bompreço, o grupo estendeu sua presença a 17 estados mais o Distrito Federal, totalizando 302 lojas no país, com mais de 60 mil funcionários. No início de agosto, a rede informou que suas vendas no mundo todo no primeiro semestre deste ano chegaram a US$ 178,7 bilhões (quase R$ 360 bilhões), superior ao PIB (Produto Interno Bruto) da Dinamarca (US$ 170 bilhões) ou da Noruega (US$ 169 bilhões), por exemplo. Em relação a países da América Latina, esse faturamento de meio ano do Wal-Mart mundial só não ultrapassa o PIB de Brasil, México, Argentina e Colômbia, superando o de todos os demais países.
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