loader image
24.05.16 às 0:00

Walmart amplia sistema de monitoramento da carne bovina

Empresa anunciou que vai expandir o programa para todo o país

O Walmart anunciou hoje (25/5) a ampliação do seu programa de monitoramento por satélite da carne bovina para todo o Brasil.

“Desde o início do ano, monitoramos 100% das fazendas que fornecem carne aos frigoríficos com plantas na Amazônia. Depois dessa experiência bem sucedida, vamos expandir o nosso programa para todo o país”, anuncia Adriana Muratore, vice-presidente comercial e marketing do Walmart Brasil.

O Sistema de Monitoramento e Gestão de Risco da Carne Bovina do Walmart começou a ser desenvolvido há 5 anos e recebeu um investimos de mais de R$ 1 milhão. Integra, em um mesmo sistema, dados de satélite que mapeiam desmatamento, terras indígenas e unidades de conservação, além das informações de listas públicas de áreas embargadas e trabalho escravo. A ferramenta foi desenvolvida pela AgroTools.

O sistema de monitoramento analisa os fornecedores indiretos do Walmart, ou seja, as fazendas que fornecem aos frigoríficos parceiros da varejista. Desde o final de 2015, todos os dados de fornecedores de carne bovina com plantas frigoríficas no bioma Amazônia estão inseridos na ferramenta: são mais de 75 mil fazendas que fornecem gado para cerca de 30 plantas frigoríficas pertencentes às empresas JBS, Marfrig, Boiforte e Masterboi.

“Essas informações foram integradas ao nosso sistema de compra de carne, o que viabiliza a equipe comercial saber de forma rápida e precisa, antes de receber o pedido do frigorífico, se há algum risco ambiental ou social na compra de carne de determinada fazenda. Dependendo do risco identificado pelo sistema, como desmatamento ou trabalho escravo, o sistema bloqueia o pedido de compra e envia notificação para o fornecedor imediatamente. A empresa só volta a negociar com aquela fazenda após comprovação de que os problemas foram resolvidos”, detalha Adriana Muratore.

Segundo Adriana, a partir de agora, biomas de outras regiões do País, como o Cerrado e Mata Atlântica, serão monitorados. A expectativa do Walmart Brasil é garantir que toda carne comercializada em suas lojas seja monitorada e tenha garantia de procedência até 2017.

O Walmart também lançou hoje a carne Rebanho Xingu, resultado do projeto “Carne mais sustentável: do Campo à Mesa”, desenvolvido em parceria com a ONG The Nature Conservancy (TNC) e com o frigorífico Marfrig, em São Félix do Xingu (PA).  A região, que tem o maior rebanho do país (2,8 milhões de cabeças), já foi o maior desmatador do Brasil, no início dos anos 2000. O projeto propõe o aumento da produtividade e o maior aproveitamento de pastagens degradadas sem a necessidade de desmatamento no munícipio com o maior rebanho bovino do Brasil. A carne mais sustentável Rebanho Xingu chega em junho às lojas de Brasília.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também