loader image
30.01.23 às 10:34

5 temas para ficar de olho em 2023

Alimentação, biodiversidade, crise climática, energias renováveis e greenwashing são assuntos que devem ganhar ainda mais relevância neste ano
mat-temas_materia

Selecionamos cinco tópicos atuais e urgentes relacionados ao consumo consciente e à sustentabilidade que vão gerar cada vez mais debates na sociedade — e que todos nós precisamos acompanhar de perto.

Crise Climática

Em 2023, a questão climática deve seguir em evidência. Afinal, a cada ano que passa estamos mais distantes de limitar o aquecimento global a 1,5º C em relação aos níveis pré-industriais, o que traria diversas consequências negativas para a vida na Terra.

No Brasil, o novo governo trouxe a questão climática para o nível Executivo e criou a Autoridade Nacional de Segurança Climática. No Congresso Nacional, tramita a PEC 37, que inclui a segurança climática na constituição como direito fundamental de todos.

Paralelamente, a comunidade internacional debate como financiar e mitigar ações pelo clima, enquanto novos relatórios seguem dando a tônica de urgência ao tema — como o estudo recente Another Year of Record Heat for the Oceans, que mostra que a temperatura dos oceanos em 2022 foi a mais quente já registrada na história.

Precisamos de ações coletivas nos meios de produção e nos hábitos de consumo para reduzir o uso de combustíveis fósseis e a degradação do meio ambiente — dois fatores que aceleram a crise climática. Entenda como contribuir:

  • Você, consumidor, pode preferir empresas e marcas com ações efetivas pelo clima, diminuir o consumo de carne bovina e  fazer um uso consciente de água, energia elétrica, embalagens e alimentos. Saiba mais no guia Primeiros Passos.
  • Você, empresa, pode fazer o mapeamento da sua cadeia de valor, estimulando soluções sustentáveis, como programas de redução de emissões de CO2, gestão adequada de resíduos e uso de matérias-primas sustentáveis.

Biodiversidade

Uma das consequências da crise climática é a ameaça à biodiversidade, outro tema frequente no noticiário e nos estudos científicos. 

Por um lado, são recorrentes as notícias negativas, como recordes de queimadas e desmatamentos nos biomas brasileiros, desaparecimento de polinizadores, danos aos corais, além de um aumento das listas de animais e vegetais sob risco de extinção.

Paralelamente, a ameaça à biodiversidade tem motivado o financiamento e a busca por novas soluções para um desenvolvimento mais sustentável, que respeite, preserve e, mais que isso, restaure a natureza. 

Pesquisas e ações em biodiversidade incluem o mapeamento de regiões e espécies por satélite, gestões sustentáveis de matérias-primas e o apoio e fortalecimento de comunidades indígenas, quilombolas, extrativistas e ribeirinhas, que preservam 80% da biodiversidade do planeta, de acordo com as Nações Unidas.

Para saber como viver e consumir em harmonia com a biodiversidade, consulte o guia Primeiros Passos.

Energias Renováveis

A temática das energias renováveis está conectada à questão climática. Afinal, para mitigar o aquecimento global é necessário diminuir drasticamente a queima de combustíveis fósseis que liberam gases de efeito estufa. E isso passa por novas soluções energéticas, como a solar, a eólica e a gerada a partir de biomassa.

Internacionalmente, governos têm criado planos de estímulos às energias renováveis, enquanto bancos e investidores têm dado preferência a “carteiras verdes”. “Com a policrise global fazendo os preços dos combustíveis dispararem, fontes de energia gratuitas, locais e verdes tornaram-se um investimento sólido”, aponta a agência WGSN em novo relatório que inclui a “revolução da energia solar” como uma das tendências para 2023.

A continuidade da guerra na Ucrânia, sem perspectivas de acabar, ampliou esse debate. Sem acesso ao gás proveniente da Rússia, os países europeus precisam acelerar a transição para novas fontes de energia para evitar um apagão.

No Brasil, o tema também tem ganhado mais adesão por parte das empresas, ainda que o acesso do consumidor a fontes de energia renovável esteja distante — soma-se a isso nossas redes de transporte, que priorizam veículos e combustíveis não-renováveis. 

Greenwashing

A Pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2022, realizada por Akatu e GlobeScan, mostrou que 84% dos brasileiros querem reduzir seu impacto individual sobre o meio ambiente e a natureza. Nesse cenário, é crescente a busca por informações sobre os impactos gerados por produtos e serviços que consomem e as empresas estão sendo cada vez mais observadas e cobradas. Isso tem ampliado o debate público sobre o greenwashing, espécie de propaganda ambiental enganosa ou quando há omissão de informações relacionadas à sustentabilidade..

O relatório anual Global Investor Survey 2022, da PwC, aponta que não só os consumidores estão de olho e avaliando o que as empresas dizem. Segundo o estudo, 91% dos investidores brasileiros acreditam que os relatórios das companhias podem ter greenwashing.

Ou seja, todos precisam ficar atentos ao real comprometimento das empresas e organizações em relação às questões ambientais. Elas, por sua vez, têm de investir na construção de uma comunicação concreta e transparente, que informe com clareza suas ações e seus impactos nos campos social e ambiental. 

Saiba mais sobre greenwashing e como evitá-lo aqui.

Alimentação Saudável e Sustentável

O desejo de uma rotina mais saudável e sustentável foi acelerado pela pandemia e veio para ficar. E uma das ações mais significativas em termos de impactos para a nossa saúde, para a sociedade e para o meio ambiente é a nossa alimentação. 

A demanda e a oferta de alimentos saudáveis e sustentáveis, produzidos com respeito ao meio ambiente tem sido cada vez maior. Ao mesmo tempo, o Brasil ainda tem vários obstáculos para superar, como o desperdício de alimentos, a prática de desmatar ou queimar para abrir novas pastagens e o uso exagerado de agrotóxicos.

A utilização excessiva de recursos hídricos na agropecuária é outra questão global: 70% das águas removidas para uso são consumidas na produção de alimentos.

Para uma alimentação mais saudável e sustentável, pratique os seguintes hábitos de consumo consciente:

  • Compre só o necessário, evitando excessos e desperdícios
  • Utilize os alimentos integralmente, incluindo cascas, talos e sementes
  • Prefira alimentos da estação e produzidos localmente
  • Equilibre o consumo de alimentos in natura e processados
  • Diminua o consumo de carne bovina
  • Dê preferência, sempre que possível, para alimentos orgânicos

Quer saber mais sobre como se alimentar de forma mais consciente? Acesse o guia Primeiros Passos!

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também