A Solazyme, empresa de inovação com microalgas, e a Bunge, empresa que atua nas áreas de agronegócio e alimentos, anunciaram hoje (30/10) um acordo que expande sua joint venture.
A expansão da joint venture será construída usando as tecnologias em fermentação de microalgas da Solazyme, em conjunto com o conhecimento e experiência da Bunge em óleos e ingredientes para alimentos, incluindo óleos vegetais.
Como parte do acordo, os óleos de microalgas AlgaWise Ultra Omega-9 e AlgaWise de Alta Estabilidade, além da manteiga de microalgas AlgaWise, serão comercializadas pela equipe global de vendas e aplicações da Bunge, que tem conhecimento no mercado de alimentos e presença global. Além disso, a Bunge lidará com aspectos de comercialização.
O AlgaWise Ultra Omega-9 (AlgaWise Ultra Omega-9 Algae Oil) é um óleo de microalgas com nível de gorduras monoinsaturadas, de mais de 90%, segundo a Solazyme. Além disso, tem nível menor de 4% de gordura saturada.
Outro produto é o AlgaWise de Alta Estabilidade (AlgaWise High Stability Algae Oil), com mais de 87% de gorduras monoinsaturadas e apenas 2% de poli-insaturados. Segundo a Solazyme, o óleo de microalgas apresenta uma maior estabilidade oxidativa que os demais óleos e zero gordura trans por porção. O ingrediente permitirá aos fabricantes de alimentos como molhos e maionese a eliminarem os conservantes adicionados.
A manteiga de microlgas AlgaWise (AlgaWise Algae Butter) oferece uma alternativa ao cultivo não sustentável de óleo de palma, de acordo com a empresa.Este produto deve estar disponível no mercado norteamericano em 2016.
Os ingredientes serão produzidos na unidade da Solazyme Bunge no Brasil, adjacente à Usina Bunge Moema, utilizando-se açúcar da cana-de-açúcar como matéria-prima.