loader image
03.05.17 às 11:56

Como preparar a sua cesta de piquenique

Organize um passeio a céu aberto com alimentos deliciosos e saudáveis

Organizar um piquenique é uma oportunidade de fazer um programa de lazer barato e divertido para pessoas de todas as idades. Melhor ainda se o cardápio for saudável e saboroso. Confira as nossas dicas para preparar tudo no capricho, praticando o consumo consciente:

– Faça uma listinha antes de ir às compras. Antes de sair comprando, faça um cardápio. Em seguida, veja o que já tem em casa antes de ir à feira ou supermercado para evitar desperdícios!
– Leia atentamente rótulos e embalagens dos produtos para observar não só o preço, a marca e a data de validade, mas também a composição dos alimentos. Evite aqueles que sejam desbalanceados nutricionalmente, com excesso de sódio ou açúcar, por exemplo.
– O calor pode não ser amigo. Busque alimentos que resistem à falta de refrigeração como frutas frescas, cereais e hortaliças.

CARDÁPIO NUTRITIVO E DELICIOSO

– Prepare sucos naturais. Um bom truque é congelar a bebida em pequenos cubos de gelo. Eles devem ser retirados do freezer na hora de sair de casa, colocados em garrafas de vidro e estas em sacolas térmicas. Até a hora da refeição, o gelo já terá se desfeito, mas o suco ainda estará fresco.
– Maçã, pera, goiaba, morango, pêssego, jabuticaba e cachos de uva são algumas boas sugestões. Além do tamanho médio delas corresponderem a “porções individuais”, essas frutas não precisam ser descascadas e não geram grandes volumes de lixo.
– Cenoura, beterraba e pepino podem ser levados já fatiados ou picados e só temperados na hora da refeição. A cenoura pode ser ralada para rechear um lanche. Coloque tudo em um pote que vai e volta com você!
– Castanhas de caju ou do Pará, biscoitos e pães integrais e barras de cereal são ideais para fornecer calorias à refeição. Podem também ser levadas ao piquenique em potes.
– Bolos também entram na lista podem ser levados já fatiados ou feitos em formas de porções individuais. Basta colocar em um pote retornável.
– Copos e talhes descartáveis são mais práticos, é verdade. Mas tem um preço alto para o maio ambiente. Se possível, dê preferência aos duráveis.

Fonte: Luciana Ramos Costa, doutora em nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) 

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também
Desperdício? Tô fora!

Desperdício? Tô fora!

Nosso jeito de consumir causa impactos para nós, para toda a sociedade e para o meio ambiente. Por...