Está aberta até o dia 14 de outubro a consulta pública sobre o documento Guidelines for Providing Product Sustainability Information (Guia para oferta de informações sobre sustentabilidade de produtos), desenvolvido pelo CI-SCP (Programa de Informação ao Consumidor sobre Produção e Consumo Sustentáveis), no âmbito do 10YFP – Quadro de 10 anos para Produção e Consumo Sustentáveis.
O 10YFP (10 Year Framework of Programmes on Sustainable Production and Consumption, em inglês) é um conjunto de ações lançado durante a Rio+20, em 2012, pelo PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (na sigla em inglês, UNEP). O Instituto Akatu, por meio de seu diretor-presidente, Helio Mattar, faz parte do grupo de trabalho de especialistas globais que desenvolveu o Guia.
O objetivo é otimizar o documento para transformá-lo em uma “forte, robusta e reconhecida ferramenta para os setores público e privado”. Para isso, a UNEP busca uma visão balanceada com opiniões vindas de diferentes regiões e grupos de stakeholders, garantindo assim a utilidade e aplicabilidade do guia. A meta é que testes pilotos possam começar a ser executados em empresas e órgãos públicos em 2017.
Os interessados em participar da consulta podem fazer o download da primeira versão provisória do documento por meio deste link e, então, fornecer feedback de duas maneiras:
1 – Feedback geral, com duração de cerca de 15 minutos, por meio de pesquisa online, abrangendo os princípios mais importantes do documento
2 – Comentários detalhados sobre cada item do documento por meio do preenchimento de um documento em Excel, que então deve ser enviado para o e-mail ciscp@unep.org
Contextualização
Segundo a UNEP, nos anos recentes foi observado um crescimento sem precedentes no interesse por padrões sustentáveis de consumo. Essa tendência é particularmente grande entre a classe média e a geração dos millennials, o que significa uma expectativa de que ela só continue aumentando.
Essa tendência, por sua vez, acarreta um aumento também na demanda dos consumidores por informações claras e confiáveis acerca da sustentabilidade real de produtos e serviços. O objetivo disso é não apenas identificar alternativas sustentáveis de produtos, mas também para que as pessoas se tornem capazes de usar e descartar os produtos do modo mais amigável ao meio ambiente.
É neste cenário que surge o Guia para oferta de informações sobre sustentabilidade de produtos. O documento apresenta uma série de requisitos mínimos e princípios que instituições devem seguir para ser sustentáveis. Mais informações sobre o projeto e seu desenvolvimento podem ser encontradas aqui.
Participação em Conselhos de Programas da UNEP – United Nations Enviroment Programme
O Instituto Akatu, representado por Helio Mattar, integra de 2014 a 2016 um grupo de especialistas que acompanha a execução do Programa de Informação sobre o Consumo e do Programa de Estilos Sustentáveis de Vida e Educação da UNEP, que compõem o conjunto de ações visando a implementação do 10 Year Framework of Programmes on Sustainable Production and Consumption. No Programa de Informação o Akatu apoia a UNEP na formulação das atividades a serem desenvolvidas e na definição e revisão de objetivos, metas, métricas e plano de trabalho, buscando engajar novos parceiros, propor novos projetos, apoiando a expansão e continuidade do programa. Já no Programa de Estilos Sustentáveis de Vida e Educação, o Akatu contribui para o desenvolvimento, atividades, propostas e direcionamentos globais objetivando a transição da sociedade para estilos mais sustentáveis de vida com velocidade e escala. O Programa está organizado de forma a articular organizações, iniciativas, programas e projetos que atuam ou desejam atuar nesta direção.
Leia mais:
Akatu participará de reunião sobre o Programa de Educação e Estilos de Vida Sustentável da ONU