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07.07.23 às 12:34

Entenda os principais conceitos do Consumo Consciente

Um glossário do consumo consciente, com tópicos como sustentabilidade, economia circular e greenwashing, entre outros
Avaliação do Ciclo de Vida (ACV)

Mensuração dos impactos ambientais de um produto ao longo de todo o seu ciclo de vida:  da extração de matérias-primas até o descarte.

A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) de bens ou serviços é uma das ferramentas mais importantes para uma empresa compreender os impactos ambientais de sua cadeia e ter dados concretos para buscar alternativas que melhorem os aspectos mais críticos — emissões de gases de efeito estufa, consumo de água e geração de resíduos, entre outros.  Isso traz benefícios para a empresa, que pode ser alinhar melhor à temática da sustentabilidade, e para os consumidores, que podem ter mais clareza sobre atributos e impactos de um produto.

Biodiversidade

Conjunto de todas as formas de vida e suas inter-relações; o que de fato torna o planeta Terra tão especial.

Ela é a grande riqueza da natureza. É a biodiversidade e os serviços ecossistemas, com sua variedade de plantas, animais e micro-organismos interagindo entre si, que fornecem alimentos, remédios e a maioria das matérias-primas necessárias para o nosso bem-estar. A manutenção dela, portanto, é vital para a manutenção da vida humana e das demais formas de vida do planeta.

Consumidor 

Indivíduo com poder de transformação. Por meio de suas escolhas diárias de consumo pode contribuir para a construção da sociedade do bem-estar. 

Não existe vida sem consumo. Todos nós precisamos de água, alimentos, bens e serviços para viver, portanto todos somos consumidores. Individualmente somos 1; coletivamente somos quase 8 bilhões fazendo escolhas de consumo que geram impactos — negativos ou positivos — para nós mesmos, a sociedade e o meio ambiente. Imagine o poder que temos de transformar o mundo se todos fizermos escolhas mais sustentáveis dia após dia? A mudança começa por cada um de nós. Cada ato de consumo é um ato de cidadania.  

Consumo consciente

Um consumo diferente, sem excessos nem desperdícios, que gera um melhor impacto para o próprio consumidor, o meio ambiente, a economia e a sociedade.

Fato: não há vida sem consumo, nem consumo sem impacto. 

Já que vamos consumir para viver, por que não buscar alternativas que gerem menos impactos negativos ou até gerem impactos positivos? E que tal tentar focar somente no que é necessário para o seu bem-estar, excluindo o consumismo? Isso é praticar o consumo consciente, um caminho importante para construirmos o mundo mais sustentável e justo que tanto queremos. 

Mais consumidores conscientes significa mais gente fazendo escolhas mais sustentáveis (na compra, no uso e no descarte de produtos e serviços) e contribuindo para a sustentabilidade da vida no planeta.

Crise Climática

Alterações no estado do clima que colocam em risco todos os tipos de vida. É consequência do grande aumento das emissões associadas principalmente às atividades humanas. 

A crise climática é um dos maiores desafios posto à humanidade. O uso excessivo de recursos naturais, a destruição das florestas e, sobretudo, o volume crescente de emissões de gases e efeito estufa já fez a temperatura média do planeta aumentar em 1,1°C desde a Revolução Industrial. E ela pode subir mais 1,5°C nas próximas duas décadas se não agirmos já, de forma coletiva. 

As consequências da crise climática já são sentidas, na forma de eventos climáticos extremos, como tempestades, enchentes ou longos períodos de estiagem, que afetam principalmente os mais vulneráveis. Por isso, é necessário ações integradas de todos — governos, empresas, sociedade e nós, indivíduos. Faça a sua parte pelo clima: pratique o consumo consciente.

Democracia

Se faz com a inclusão de todes, o respeito à pluralidade de ideias, o cumprimento dos direitos humanos e a proteção do planeta.

Quanto maior a participação dos cidadãos, mais democrática é uma nação. Inclusão, respeito, pluralidade, progresso, sustentabilidade e bem-estar são palavras-chaves para o fortalecimento de uma sociedade democrática, onde todos atuam sob uma perspectiva coletiva, onde é fundamental cuidar de si e dos outros também. 

Dia da Sobrecarga da Terra

Data que marca o momento em que nós, seres humanos, utilizamos todos os recursos naturais que deveríamos usar ao longo de todo o ano. Em 2023, cai em 2 de agosto.

O cenário ideal seria se utilizássemos os recursos naturais renováveis em 365 dias para marcar o Dia da Sobrecarga da Terra, porém isso não faz parte da nossa realidade. Infelizmente, a cada ano utilizamos mais e mais recursos, prolongamos o uso de meios de produção e estilos de vidas insustentáveis. Esse ano a data já está bem pertinho, faltam apenas 8 dias e isso quer dizer que até dezembro consumiremos 1,7 planetas. Acredita? 

Precisamos agir o quanto antes, adotando hábitos de consumo mais conscientes e responsáveis, como: evitar compras desnecessárias, poupar o uso de recursos naturais, reduzir o desperdício de alimentos e proteger as florestas. Vamos juntos, agir para jogar essa data adiante? O planeta conta com você! 

Economia Circular

Modelo econômico cuja produção e consumo busca eliminar desperdícios e poluições, manter os materiais em uso e regenerar os sistemas naturais.

Em nossa economia atual, utilizamos recursos naturais para fabricar produtos e, após o seu uso, os descartamos como lixo. Ou seja, o processo é linear. A economia circular, por sua vez, é um sistema resiliente, que procura gerir melhor os recursos para reduzir a geração de resíduos, eliminar os desperdícios e manter os materiais sempre em uso.

Trata-se de um processo que endereça os principais desafios globais, como a crise climática, a perda de biodiversidade e os desperdícios, estando em sintonia com o desenvolvimento sustentável — buscando o que é bom para indivíduos, sociedade, economia e meio ambiente.

Ainda temos muito a avançar na direção de uma economia circular. Nós, consumidores, podemos começar a contribuir dando preferência a empresas com ações na temática. E, sempre que possível, podemos adotar hábitos para reduzir a nossa geração de resíduos e destinar corretamente os que são gerados.

Educação Ambiental

Processo de aprendizagem essencial para formar indivíduos que compreendam a importância da preservação da natureza e estejam preparados para agir pela sustentabilidade. 

Quando ensinamos as crianças e os adolescentes que somos nós que dependemos da natureza — e não o contrário — e, por isso, devemos dela cuidar, eles se tornam adultos com maior consciência sobre o impacto de seus hábitos diários. É por isso que o Akatu criou o Edukatu, a primeira plataforma brasileira de aprendizado sobre consumo consciente e sustentabilidade. Online e gratuito, o Edukatu é a ferramenta base de nosso trabalho de sensibilização e mobilização de educadores, alunos e comunidades escolares por todo o Brasil. Por meio da educação, podemos formar jovens protagonistas das mudanças necessárias para um mundo melhor. 

Extensão da vida útil de produtos

É a reversão da obsolescência de um produto, prolongando o período que ele pode ser utilizado. 

Quanto mais tempo utilizamos um produto, como um smartphone, uma peça de roupa ou uma máquina de lavar roupas, menor é a demanda por itens novos (que exigem matérias-primas para a fabricação) e  menor é o total de resíduos gerados. Em sintonia com a economia circular, a extensão da vida útil de produtos coloca em prática estratégias que fazem os produtos durarem mais, seja tornando-os mais fáceis de manter, reparar ou reutilizar. Procure dar preferência a produtos com uma vida útil maior. Isso é bom para você e para o seu bolso, para o meio ambiente e para a sociedade.

Greenwashing

Tentativa de enganar ou confundir consumidores ao anunciar produtos, marcas e ações de forma mais sustentável do que realmente são.

O termo greenwashing surgiu em meados de 1960, quando o movimento ambientalista ganhou força, e caracteriza a divulgação de informações imprecisas, inverídicas ou sem fundamento sobre práticas ambientais de uma organização ou de um produto. Essa “lavagem verde”, na tradução literal em português, engloba propagandas enganosas ou a omissão de informações relacionadas à sustentabilidade, sendo uma forma antiética de persuadir o consumidor. Saiba mais sobre greenwashing e como evitá-lo em akatu.org.br/greenwashing-o-que-e-e-como-evita-lo

Meio Ambiente

Sistema formado por unidades ecológicas cujas condições e inter-relações permitem, abrigam e regem a vida em todas as suas formas.

O meio ambiente possui uma imensidão de riquezas. Cuidar de fauna, flora, ecossistemas, biomas, rios e mares é cuidar de tudo aquilo que provê os recursos naturais que precisamos para viver. Por isso, preservar, proteger e restaurar o meio ambiente é o único caminho possível para a manutenção de todos os tipos de vida e para a criação de um futuro sustentável, consciente e responsável. 

Pegada de Carbono

Representa as emissões de gases de efeito estufa de um indivíduo, atividade ou produto. Quanto menor a pegada, menor o impacto socioambiental. 

A maneira como utilizamos a água e a energia elétrica, como nos alimentamos, como nos deslocamos pela cidade e como consumimos todo e qualquer produto deixa um rastro socioambiental na forma de resíduos e de gases de efeito estufa (GEE). 

A pegada de carbono é uma maneira de mensurar o rastro de emissões de GEE de uma pessoa, um evento, uma atividade, um produto, uma empresa e até um país. A lógica é simples: quanto menor a pegada de carbono, menos gases de efeito estufa — que provocam o aquecimento global — foram emitidos. Andar de bicicleta, por exemplo, representa uma pegada de carbono muito menor do que usar o carro. Evitar desperdícios também, já que alimentos que “jogamos fora” emitirão gases em seu processo de decomposição, sem contar nos que foram emitidos durante sua produção e transporte.

Enquanto os indivíduos podem mudar suas escolhas de consumo para ter uma pegada menor, as empresas podem mudar seus meios de produção. Além disso, podem informar sobre a pegada de carbono de seus produtos e serviços, estimulando no consumidor o poder de uma escolha com um menor impacto.

Protagonista 

Pessoa ou instituição que age de forma ativa pela transformação da sociedade, provocando mudanças positivas local, regional e/ou globalmente.

Todos nós podemos ser protagonistas. Quer saber como? Assumindo papeis de agentes de transformação, que desejam viver o presente e o futuro com propósito, harmonia e responsabilidade socioambiental.

Nossas ações, escolhas e hábitos de consumo provocam impactos positivos (ou negativos) para nós mesmos, para o meio ambiente e para a sociedade como um todo. Adote estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis: evite compras por impulso, utilize os alimentos integralmente e separe os resíduos para reciclagem. Esses são apenas alguns exemplos que tornam você um protagonista pelo consumo consciente e pelo desenvolvimento sustentável. 

Coloque essas atitudes em prática! Para saber mais, acesse passos.akatu.org.br

Sociedade do bem-estar

Onde tod@s se percebem como parte interdependente da vida no planeta, cuidando e acolhendo a humanidade e as outras espécies em toda a sua diversidade.

Uma sociedade totalmente reorganizada, em que os modos de viver e os modelos de produção e de consumo harmonizem o bem-estar material, o equilíbrio ambiental e o progresso social. Onde todos os atores sociais trabalhem pelo coletivo, sob a máxima do “cuidar de si, para cuidar dos outros”.

Sustentabilidade

Um cenário em que há o suficiente para tod@s, para sempre.

Não há como falar em sustentabilidade sem pensar em equilíbrio, inclusão e futuro. No mundo sustentável que almejamos construir, o desenvolvimento busca satisfazer as necessidades de tod@s do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem as próprias necessidades. Importante: neste mundo, ninguém fica pra trás.

Teste do Consumo Consciente

Ferramenta gratuita que auxilia o consumidor a compreender seu nível de consciência a partir de hábitos do dia a dia.

Que tal olhar para dentro, refletir sobre seus hábitos e identificar qual é o seu perfil de consumidor? O Teste de Consumo Consciente, criado pelo Akatu, te ajuda nessa jornada! 

Com o TCC, você analisa o seu comportamento diário e avalia o seu grau de consciência enquanto consumidor a partir de perguntas simples em temas como água, energia elétrica, compras em geral e deslocamentos. Descubra que tipo de consumidor você é — indiferente, iniciante, engajado ou consciente —, onde pode evoluir e como fazer mais em prol de si mesmo, do meio ambiente e do coletivo. 

Entender seus hábitos e refletir sobre os impactos de suas ações é o primeiro passo! Acesse tcc.akatu.org.br 🙂 

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