Os produtos concentrados ou comprimidos, como é o caso de alguns produtos de limpeza e higiene, usam embalagens menores e têm rendimento equivalente ao de produtos diluídos.
Essas embalagens, portanto, são produzidas com menor uso de energia e consumo de matéria prima. Por serem menores, ocupam menos espaço no armazenamento e no transporte, o que leva a uma redução na emissão de gases de efeito estufa associadas a cada embalagem, pois mais unidades podem ser transportadas de uma vez.
Além disso, gerarão um volume menor de resíduos para envio para reciclagem.
Como os produtos concentrados custam mais barato que os diluídos, e dão o mesmo rendimento, acabam por representar uma economia financeira para o consumidor. Se uma família de 4 pessoas substituir a versão diluída de três produtos* em sua residência por sua versão concentrada ou comprimida, economizará mais de R$ 110 por ano, quantia que, se aplicada em uma poupança**, poderá acumular mais de R$ 33 mil ao longo de 50 anos.
*amaciante, sabão líquido para roupas e desodorante (antitranspirante).
**taxa de juros 6% a.a.