A economia de energia já é um dos pontos mais importantes para o consumidor que quer comprar um imóvel, segundo a pesquisa “A Inovação na Construção Civil Pela Ótica do Consumidor”. A racionalização de energia foi apontada por 25,9% dos entrevistados na região Sudeste do Brasil, além de 23,8% na região Sul. No País, o número total é de 21,4%.
No Centro-Oeste e no Norte, a geração de energia por meio de painéis solares se mostrou importante para 18,4% e 15,1% dos entrevistados, respectivamente.
A pesquisa – realizada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção com coordenação do Instituto Sensus – também mostrou que 4,1% dos entrevistados citaram espontaneamente o “apelo ecológico” como exemplo de inovação tecnológica positiva em um imóvel que pretendem adquirir.
Ainda segundo as entrevistas, os compradores estariam dispostos a pagar até 10% a mais por imóveis que tivessem essas inovações. A pesquisa foi realizada em 23 estados e no Distrito Federal, ouvindo 1.100 pessoas, entre 11 e 15 de maio de 2013.
Leia também: Pesquisa Akatu – brasileiro quer produtos com baixo gasto de energia