loader image
07.08.14 às 11:16

Estudo inédito aponta oito tendências de sustentabilidade para pequenas e microempresas

Estudo do Next consultou mais de 70 especialistas em sustentabilidade
compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link

 

Apresentar cenários, inspirar novas escolhas e convidar à reflexão e à ação: esse é o objetivo do recém-lançado estudo Next – 8 Tendências de Sustentabilidade para Pequenas e Microempresas, da consultoria Ideia Sustentável, que traz os mais atuais desafios e oportunidades para organizações de pequeno porte interessadas em inserir o tema da sustentabilidade em suas práticas e estratégias. Artigos de especialistas, cases de sucesso, quadros de passo a passo, opiniões de líderes empresariais e recomendações de pesquisas complementam o levantamento, disponível para download gratuito.

Mais de 70 especialistas – internacionais e nacionais – foram consultados para o levantamento, que ainda traz como fontes cerca de 25 líderes empresariais e 35 livros, publicações científicas, entrevistas e conferências.

Para complementar os textos explicativos de cada tendência, o estudo conta também com artigos especiais de Aileen Ionescu-Somers (IMD), Homero Santos (Fractalis), Luiz Barretto (Sebrae) e Thomaz Srougi (dr.consulta), além de depoimentos de executivos de empresas integrantes da Plataforma Liderança Sustentável, apresentações das melhores práticas nacionais e internacionais e dicas de como trabalhar cada desafio.

“Não haverá mudança possível na direção de um modelo de negócio mais sustentável se ela não ocorrer também nos 9 milhões de micro e pequenos negócios brasileiros”, afirma o consultor Ricardo Voltolini, diretor-presidente de Ideia Sustentável. Afinal, eles representam 27% do PIB nacional, empregam 52% da mão de obra formal, estão em todos os cantos do Brasil, integram as cadeias de valor das grandes empresas, compõem arranjos de desenvolvimento local, promovem a inclusão, oferecem espaço para empreendedores que mudam realidades adversas, atendem demandas das comunidades e funcionam como porta de entrada no mercado de trabalho para milhares de jovens de baixa renda. “Logo, não apenas os micro e pequenos empreendedores devem acessar o estudo, mas todas as organizações e profissionais que atuam em seu suporte”, acrescenta Voltolini.

O Next – Observatório de Tendências em Sustentabilidade é uma nova iniciativa de gestão de conhecimento da consultoria Ideia Sustentável: Estratégia e Inteligência em Sustentabilidade, cujo objetivo é aprofundar temas relevantes, visando contribuir de forma ainda mais efetiva para o desenvolvimento dos profissionais que atuam com sustentabilidade nas empresas brasileiras. A metodologia Next oferece subsídio técnico para as três áreas de atuação de Ideia Sustentável (consultoria, educação e conteúdos) e pode ser aplicada sob medida para temas, abordagens e necessidades específicas de outras empresas.

A Fundação Espaço ECO (FEE) é o primeiro parceiro apoiador do Next. É uma organização sem fins lucrativos (OSCIP) que atende empresas, governos, organizações e universidades, em sistema de parceria, com rigor técnico, autonomia, isenção e transparência. Os recursos obtidos com os programas e projetos são reinvestidos no financiamento de estudos, pesquisas e ações de interesse social.

Inaugurada em 2005 e com sede em São Bernardo do Campo, a Fundação Espaço ECO foi instituída pela BASF com o apoio do GIZ, agência de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável. As soluções desenvolvidas pela FEE geram informações quantitativas e qualitativas, promovendo a adoção de práticas e tecnologias mais sustentáveis; estimulam a inovação e a melhoria contínua de processos, produtos e serviços; e incentivam a redução dos impactos ambientais e o uso ecoeficiente dos recursos. A missão comum de “transferir conhecimento” e “educar para a sustentabilidade” reuniu Ideia Sustentável e Fundação Espaço ECO em torno deste projeto.

Leia mais:

Pequenas empresas trazem soluções grandiosas para o consumidor

Informação na hora da compra também move economia para produção mais sustentável

Veja também