loader image
17.10.16 às 15:50

GPS mostra feiras, lojas, hortas comunitárias e restaurantes orgânicos

O aplicativo, que tem o nome de Responsa, ainda alerta ao usuário sobre as iniciativas mais próximas de onde ele estiver

Instituto Kairós e a Cooperativa Eita lançaram um aplicativo destinado exclusivamente ao consumo responsável: o Responsa. Ele é uma versão do Waze, que reúne em um só mapa: restaurantes (que usam ingredientes orgânicos), feiras e lojas (de produtos justos, orgânicos e veganos), hortas comunitárias, grupos de consumo responsável e outras experiências de agroecologia, educação alimentar e economia solidária.

A ferramenta é gratuita e permite que consumidores e produtores possam encontrar produtos, serviços e experiências educativas pelo GPS, marcar encontros e indicar novos pontos que ainda não estejam mapeados.

“A ideia é estimular a comercialização de produtos da economia solidária e da agricultura familiar, aproximando produtores e consumidores através de relações que podem ser mais curtas, transparentes e sustentáveis”, explica  Juliana Gonçalves, coordenadora de projetos do Instituto Kairós em entrevista ao site Ciclovivo.

O aplicativo – que está disponível para celulares Android – funciona em todo o Brasil. Ele permite filtro por tipo de local (restaurante, feira etc) ou município, e tem um grande banco de dados que inclui, já no seu lançamento, mais de três mil iniciativas ligadas ao consumo responsável em todo o país. Com o GPS ligado, o app ainda alerta ao usuário sobre as iniciativas mais próximas de onde ele estiver.

O projeto conta com o apoio de várias organizações, como o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), a ANA (Articulação Nacional de Agroecologia), o FBES (Fórum Brasileiro de Economia Solidária) e o FBSSAN (Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional).

Segundo o Ciclovivo, o Responsa tem ainda um espaço em que as pessoas podem facilmente compartilhar, com outros usuários do aplicativo, suas dúvidas e dicas sobre como consumir de maneira responsável. Nele, é possível trocar receitas para limpeza ecológica, formas de cozinhar com menos desperdício, dicas para economizar água ao fazer faxina ou para substituir refrigerante por sucos naturais para os filhos, entre outras possibilidades.

Você pode baixar o aplicaticvo no Google Play. Para quem não tem smartphone com Android, é possível acessar o mapa no site.

Consumo consciente de alimentos

Os impactos positivos de consumir produtos orgânicos vão além dos ganhos para a saúde e a nutrição. Quando o consumidor adota como critérios para a compra de alimentos não só o preço, mas também a qualidade, a origem e as informações sobre os impactos sociais e ambientais causados pelo produtor ou pelo fabricante, entre outros, pode trazer grandes benefícios também para a sociedade e para o meio ambiente. E essas pequenas mudanças nos hábitos cotidianos de consumo de cada indivíduo são essenciais para a transição para um estilo de vida mais sustentável.

Leia mais:

10 razões para consumir alimentos orgânicos

Mitos e verdades sobre alimentos orgânicos

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também