loader image
02.02.23 às 17:16

Infográficos: extensão da vida útil dos produtos

Akatu e UNEP desenvolvem 4 infográficos que apresentam conceitos e práticas para estender a vida útil de produtos eletrônicos e têxteis

Fortalecer a implementação da extensão da vida útil de produtos como uma prática comercial formal é uma ação urgente para avançarmos na direção de padrões de consumo e de produção mais sustentáveis. Em especial, prolongar a vida útil de produtos eletrônicos e têxteis contribui para diminuir o uso de recursos naturais e a geração de resíduos, fatores fundamentais para acelerar a transição dos negócios para uma economia mais circular.

Ao longo de 2022, UNEP/PNUMA e Instituto Akatu trabalharam juntos no desenvolvimento de 4 infográficos que contribuem para educar sobre definições da temática, fornecendo exemplos concretos de práticas de extensão da vida útil dos produtos. Os materiais são um produto do Grupo de Trabalho sobre Extensão da Vida Útil dos Produtos da One Planet Network, cujo objetivo é aumentar a conscientização de empresas e consumidores na temática. 

Os infográficos abordam conceitos gerais e fornecem insights sobre o papel de consumidores, empresas e governos diante das várias estratégias de extensão da vida útil dos produtos. Eles estão focados na aplicação de práticas para os setores têxtil e eletrônico, dois segmentos estratégicos que podem contribuir muito para impulsionar e fortalecer um modelo de economia circular. Abordam, ainda, iniciativas que já implementaram estratégias de extensão da vida útil dos produtos que podem servir de exemplos para a mudança de padrões de consumo em direção à sustentabilidade.

Faça o download dos infográficos (em inglês) aqui.

compartilhe
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppEmailCopy Link
Veja também