Um anúncio criado pela agência Leo Burnett para o Instituto Akatu entrou na lista “The power of print” do site Gunn Report, que elenca as melhores campanhas publicitárias impressas dos últimos 15 anos, entre 1999 e 2013. A publicação analisou 1028 campanhas ao redor do mundo e chegou a uma lista com 140 exemplos de excelência. No Brasil, foram escolhidos 12 trabalhos de destaque.
A peça publicitária veiculada pelo Instituto Akatu, destacada pelo Gunn Report como um dos melhores anúncios impressos, é a chamada “Favela”. O anúncio mostra uma imagem de uma comunidade e depois alerta o leitor de que a fotografia está, na verdade, ao contrário. “Você é tão indiferente que nem se deu conta de que esta foto está de ponta-cabeça?”, diz. Este trabalho já recebeu várias premiações, entre elas o Leão de Ouro no Festival de Cannes e um prêmio especial concedido pela ONU (Organização das Nações Unidas), durante o Festival de Nova York em 2006.
O anúncio “Favela” fez parte do Movimento Cuide, uma campanha de comunicação cujo slogan é “Consuma sem consumir o mundo em que você vive”. A campanha, toda desenvolvida pela agência Leo Burnett com o apoio de vários parceiros do Akatu, surgiu para disseminar o conceito e estimular a prática do consumo consciente por meio de peças veiculadas em TV, rádio, internet, outdoor, jornais e revistas.
O movimento Cuide é um chamado à ação e pretende despertar nos cidadãos a consciência de seu poder transformador e o compromisso com o futuro, tanto no que se aplica ao meio ambiente e à sociedade, quanto em relação ao próprio indivíduo e sua família. O movimento tem como meta mostrar o ato do consumo como um ato de cidadania – uma vez que o consumidor tenha consciência de que seu poder de escolha pode construir um mundo melhor.
A campanha é dividida em vários temas ligados ao consumo consciente, como o uso racional da água, dos alimentos, a maneira correta de descartar seu lixo, assim como a Responsabilidade Social Empresarial, entre outros temas.
Além da peça “Favela”, outro anúncio chamado Tomate, também ganhou reconhecimento internacional, ao ser a mais votada durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. O evento reuniu a elite econômica e política do planeta, de 26 a 30 de janeiro de 2006, na cidade suíça.
O movimento Cuide foi lançado na edição Inverno 2004 do São Paulo Fashion Week. Já na edição Verão 2004/2005 do mesmo evento, o Cuide esteve presente com a venda das sacolas, que são as peças-símbolo do movimento.
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