Uma pirâmide alimentar que considera não só as questões nutricionais, mas também as questões ambientais, foi elaborada pelo Barilla Center for Food and Nutrition (BCFN), ligada à empresa de alimentos Barilla.
A chamada “Pirâmide Dupla” tem duas pirâmides posicionadas lado a lado. Uma delas é a pirâmide alimentar. Ela tem frutas e legumes na sua base (maior). Acima estão os grãos, laticínios, peixes, ovos e carne, nesta ordem.
A pirâmide ambiental analisa os impactos ambientais da produção, distribuição e consumo dos alimentos. Posicionada de cabeça para baixo, tem os alimentos com menor impacto ambiental no nível mais baixo.
Com o modelo que mostra as duas pirâmides lado a lado, é fácil perceber que os alimentos mais indicados nutricionalmente (frutas e legumes) também são os que têm menos impactos ambientais. Um “menu sustentável” pode incluir carne e peixe, mas é preciso ter atenção no equilíbrio entre proteínas originadas de plantas ou animais (carnes, ovos, laticínios, queijos)
Segundo o relatório do BCFN, a alimentação representa o segundo fator mais importante da sustentabilidade global (seguida da indústria de energia) e, por isso, é uma prioridade para todos os envolvidos na cadeia de produção de alimentos a redução de impacto ambiental.
O modelo da Pirâmide Dupla proposto pelo BCFN é interessante do ponto de vista do consumo consciente porque serve como ferramenta de orientação para a população que deseja não só melhorar a sua saúde fazendo uma dieta equilibrada como também reduzir o seu impacto negativo no meio ambiente. Para ter uma sociedade do bem-estar, tanto as pessoas como o meio ambiente precisam estar saudáveis.