O Dia Mundial da Água (22 de março) é uma data relevante para conscientizar a população e unir governos e empresas em defesa de um bem natural indispensável para a vida. Para 86% dos brasileiros, a poluição das águas é o principal problema global da humanidade, nível superior à média global (64%) e acima de desafios como guerras e conflitos armados (83%) e crise climática (73%), de acordo com a pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2023, realizada por Instituto Akatu e GlobeScan.
A preocupação dos brasileiros com a água também aparece na segunda posição entre os principais problemas globais. O estudo mostra que 84% dos brasileiros consideram a escassez de água potável algo “muito sério”, mesmo índice de preocupação com a pobreza extrema no mundo. Essas duas questões são consideradas graves por menos de 60% da média global, mostrando um alto índice de consciência dos brasileiros para questões relativas à poluição das águas, escassez hídrica e pobreza extrema.
“É significativo que os brasileiros elejam questões relativas à água como principais problemas globais. Apesar de o Brasil ser privilegiado por suas bacias hídricas, todos nós já vivemos na pele algum período de falta de água ou convivemos com rios, lagoas e praias poluídas ou impróprias para banho, fruto da ação humana, da falta de ação de empresas ou da omissão do poder público”, afirma Felipe Seffrin, coordenador de comunicação do Instituto Akatu, ONG que há 23 anos atua pelo consumo consciente e pela sustentabilidade.
É importante lembrar que apenas 2,5% da água na Terra é doce e quase 2/3 desse volume está indisponível para uso imediato, na forma de geleiras ou subsolos congelados, o que requer maior conscientização da sociedade para preservar nascentes e evitar desperdícios. “Se toda a água da Terra coubesse em uma garrafa PET de 2 litros, apenas 3 das mais de 40 mil gotas estariam disponíveis para consumo imediato”, alerta Felipe Seffrin.
Nesse contexto, o Instituto Akatu orienta empresas e consumidores para ações que preservem esse bem natural tão precioso:
- Empresas precisam investir em soluções para tratamento e descarte adequado de resíduos, reuso de água, combate aos desperdícios, captação de água da chuva, preservação das nascentes próximas e conscientização de colaboradores, comunidades e clientes para o uso racional da água e a preservação ambiental
- Consumidores podem reduzir excessos e desperdícios de água em tarefas cotidianas, fazer o descarte adequado de resíduos para evitar contaminações do solo e das águas, além de cobrar marcas e empresas, priorizando aquelas com atuações sérias e transparentes em questões socioambientais.
A Pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2023 foi desenvolvida por Instituto Akatu e GlobeScan com o patrocínio de Ambev, Asics, Assaí Atacadista, Mercado Livre, PepsiCo, RaiaDrogasil e Unilever e apoio institucional de PwC e WWF-Brasil. Para mais descobertas do estudo, acesse akatu.org.br/pesquisa-vida-saudavel-e-sustentavel-2023.