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11.12.12 às 17:43

Ter mais ou viver melhor? Relatório Estado do Mundo ganha abordagem teen sobre o consumo dos jovens

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Lançada no Brasil pelo Worldwatch Institute, em parceria com o Instituto Akatu e a Unescocat (Unesco – Catalunha), a publicação Ter mais ou viver melhor? estimula os jovens a liderarem uma transformação cultural em prol da adoção de um novo estilo de vida socialmente mais justo, ambientalmente mais sustentável e economicamente viável. Nesta linha, a iniciativa propõe uma reflexão sobre quanto nossa sociedade incentiva o consumismo.

Com uma linguagem informal e direta, Ter mais ou viver melhor? reúne informações sobre os impactos positivos e negativos dos padrões atuais de consumo e compartilha a constatação de que, na maioria das vezes, a qualidade de vida não está atrelada a ter mais dinheiro ou posses materiais. “Analisando o ciclo de vida (ACV) dos produtos que compramos e aumentando a vida útil dos que já temos, reduzimos o impacto negativo do nosso consumo e despertamos os jovens para a análise do ciclo de vida, ‘ACV Teens’, tornando-os protagonistas na construção de ciclos inteligentes de consumo sustentável”, afirma Eduardo Athayde, diretor do Worldwatch Institute – Brasil.

O principal destaque da publicação são os relatos de experiências de mudanças culturais em diferentes grupos e comunidades por todo o mundo, que reformularam a produção e o consumo de bens e serviços em seu cotidiano e, assim, conseguiram atingir resultados bastante positivos em termos de adoção de comportamentos mais sustentáveis. Mais do que exemplos inspiradores, esses casos são experiências que podem e devem ser replicadas no Brasil, envolvendo toda a sociedade nesse debate.  “Cada pessoa é importante para dar sua contribuição individual e para servir de exemplo e mobilizar seus amigos, familiares e conhecidos. Só assim se poderá caminhar para um mundo mais sustentável”, destaca Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu.

O material ainda reúne estratégias e dicas de como trabalhar com a mídia, as empresas, os governos, a música e até com as tradições e conhecimentos dos mais velhos para divulgar os valores de uma nova cultura, que valorize o bem-estar de todos em vez do consumismo. Para ler a publicação, basta acessar o link: https://akatu.org.br/wp-content/uploads/file/Publicacoes/EstadodoMundoTeen.pdf

Ter mais ou viver melhor? é a edição em português doHave more or live better?, magazine voltado ao público jovem baseado no relatório do WWI–Worldwatch Institute, Estado do Mundo 2010 – Transformando Culturas, do Consumismo à Sustentabilidade, publicado no Brasil em parceria com o Instituto Akatu.  Clique aqui para ver o relatório completo: https://www.akatu.org.br/wp-content/uploads/file/Publicacoes/100629EstadodoMundo2010.pdf

Sobre o Instituto Akatu
Criado em 15 de março de 2001 (Dia Mundial do Consumidor) no âmbito do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, o Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que mobiliza a sociedade para o consumo consciente. As atividades do Instituto estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação. A estrutura do trabalho consiste no desenvolvimento de conteúdos, pedagogias, pesquisas, métricas, jogos, dinâmicas e metodologias. Ao longo desses onze anos de existência, o Akatu trabalhou fortemente na disseminação do conhecimento sobre consumo consciente em diversas ações. Entre as principais estão a “Pesquisa 2010 – O Consumidor Brasileiro e a Sustentabilidade”; e a publicação “Ter mais ou viver melhor?”, baseado no Relatório Estado do Mundo 2010: Transformando Culturas, do Consumismo à Sustentabilidade, que estimula os jovens a liderarem uma transformação cultural em prol da adoção de um novo estilo de vida socialmente mais justo, ambientalmente mais sustentável e economicamente viável. Para o Instituto Akatu, o ato de consumo deve ser um ato de cidadania, por meio do qual qualquer consumidor pode contribuir para um mundo melhor. O consumidor consciente busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal, a preservação do meio ambiente e o bem-estar da sociedade, refletindo sobre o que consome e prestigiando empresas comprometidas com a responsabilidade social.

Sobre a WWI
O Worldwatch Institute (WWI), sediado em Washington, destaca-se na promoção de uma sociedade ambientalmente sustentável, onde as necessidades humanas sejam atendidas sem ameaças à saúde da natureza. Busca atingir seus objetivos por meio de pesquisas interdisciplinares e apolíticas, montando cenários sobre as emergentes questões globais, e difundindo os resultados através de publicações, editadas em vários idiomas.

Mais informações à imprensa:
Thais Coimbra / 11-3643-2954 / thais.coimbra@cdn.com.br
Victor Peixoto / 11-3643-2782 / victor.peixoto@cdn.com.br
Adriana Bruno / 11 – 3643-2802 / adriana.bruno@cdn.com.br

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