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11.06.15 às 0:00

Unilever reduz 36% o consumo de água de 2008 a 2014

Após quatro anos do lançamento do Plano de Sustentabilidade, anunciado globalmente em 2010, a Unilever Brasil diminuiu sua pegada ambiental. Entre 2008 e 2014, período de mensuração dos resultados, a companhia cresceu mais de 60% (o faturamento passou de R$ 10,29 bi para R$ 16,7 bilhões), registrou redução de 36% no consumo de água e de 35% na emissão de gases efeito estufa no mesmo período. Entre os objetivos anunciados mundialmente pela empresa está a redução do consumo de água pela metade até 2020. Em 2014, todas as medidas de uso racional de água nas fábricas da Unilever totalizaram uma redução de consumo de 78.612 m3. Parte dos resultados positivos de redução também vem do forte investimento na plataforma de concentrados, que traz benefícios em todo o ciclo de vida do produto. As marcas Comfort Concentrado e Omo Líquido Super Concentrado, economizaram, em 2014, durante o processo fabril, mais de 100 milhões de litros de água – o equivalente ao uso diário de um milhão de pessoas. Isso ocorre porque os produtos contêm menos água em sua fórmula: no caso de Omo Super Concentrado, há uma economia de 40% de água em relação a uma unidade regular do mesmo, além […]

Após quatro anos do lançamento do Plano de Sustentabilidade, anunciado globalmente em 2010, a Unilever Brasil diminuiu sua pegada ambiental. Entre 2008 e 2014, período de mensuração dos resultados, a companhia cresceu mais de 60% (o faturamento passou de R$ 10,29 bi para R$ 16,7 bilhões), registrou redução de 36% no consumo de água e de 35% na emissão de gases efeito estufa no mesmo período.

Entre os objetivos anunciados mundialmente pela empresa está a redução do consumo de água pela metade até 2020. Em 2014, todas as medidas de uso racional de água nas fábricas da Unilever totalizaram uma redução de consumo de 78.612 m3.

Parte dos resultados positivos de redução também vem do forte investimento na plataforma de concentrados, que traz benefícios em todo o ciclo de vida do produto. As marcas Comfort Concentrado e Omo Líquido Super Concentrado, economizaram, em 2014, durante o processo fabril, mais de 100 milhões de litros de água – o equivalente ao uso diário de um milhão de pessoas. Isso ocorre porque os produtos contêm menos água em sua fórmula: no caso de Omo Super Concentrado, há uma economia de 40% de água em relação a uma unidade regular do mesmo, além de auxiliarem o consumidor a usar menos água e gerar menos resíduos.

Já entre os seus esforços de reduzir pela metade o impacto dos gases de efeito estufa do ciclo de vida de seus produtos está o uso de energia “limpa”. Atualmente, cerca de 40% da energia consumida nas fábricas são provenientes de fontes renováveis, como biomassa, óleo vegetal, etanol e biodiesel.

Outro avanço significativo do Plano de Sustentabilidade é a conquista de 55% das matérias-primas agrícolas adquiridas globalmente provenientes de fontes sustentáveis, a meta é atingir 100%. Também, atualmente, 90% dos 13 ingredientes mais usados pelos produtos da marca Knorr no mundo são originadas de fontes certificadas.

Baseado no estudo do impacto social, econômico e ambiental do ciclo de vida de vários de seus produtos, o Plano de Sustentabilidade estabelece três metas globais a serem atingidas até 2020:

  • Ajudar mais de 1 bilhão de pessoas a tomar iniciativas paramelhorar sua saúde e bem-estar;

  • Reduzir pela metade a pegada ambiental dos seus produtos;

  • E melhorar as condições de vida de centenas de milhares de pessoas à medida que vamos fazendo o negócio crescer.

A operação brasileira tem papel fundamental no cumprimento dessa meta e seus avanços estão reportados no Relatório de Sustentabilidade 2014. É o 12º relatório da companhia, novamente baseado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI).

 

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